Estão em fase de conclusão as obras da Central de Regulação do Samu Estadual. O prédio fica localizado na BR-343, onde funcionou a Fundação Municipal de Saúde. É desta central que será comandado o Samu em todo o Piauí, através do telefone 192. De acordo com a gerente do Samu, Christiane Leal, a central funcionará com três médicos reguladores de plantão, 24 horas. “Ele atende a ligação e confere qual a ambulância mais próxima para atender a ocorrência”, informa a gerente, ressaltando que muitas vezes não há necessidade do deslocamento do veículo. “É o que chamamos de telemedicina. O médico passará orientações pelo telefone, o que pode resolver o problema. Por conta disso as ligações serão gravadas”, afirma. A capacitação dos médicos e rádiooperadores já está acontecendo. Uma empresa de Fortaleza é quem realiza o trabalho. “Todos os médicos são concursados e já tomaram posse. Fizeram curso no Ministério da Saúde junto ao Hospital Osvaldo Cruz”, lembra a gerente. Segundo Christiane Leal, a capacitação também atinge os funcionários que irão trabalhar nos municípios. Ao todo, 600 profissionais foram selecionados. “A Sesapi fica responsável pela capacitação, já os profissionais foram selecionados pelos municípios. A gente só organiza a equipe e manda ao local”, explica. Para a operacionalização do Samu estadual serão entregues 74 ambulâncias. Os veículos ficarão centralizados em municípios-base. “Nós utilizamos alguns parâmetros para a escolha da cidade, como população, malha viária, retaguarda hospitalar e recursos humanos”, detalha Christiane Leal. “As seis ambulâncias de Floriano. por exemplo, vão atender as cidades de Francisco Aires e Arraial. Ao todo, 92 cidades serão beneficiadas com o serviço”, acrescenta. Cada município ficará responsável pela operacionalização da base descentralizada do Samu, como a colocação de dormitórios masculinos e femininos, refeitórios, aquisição de material para as ambulâncias, dentre outros requisitos que o Ministério da Saúde exige para a habilitação do serviço. Os municípios que receberão ambulâncias são: Anísio de Abreu, Bertolínea, Bom Jesus, Canto do Buriti, Caracol, Corrente, Curimatá, Dom Inocêncio, Eliseu Martins, Floriano, Gilbués, Guadalupe, Itaueira, Oeiras, Ribeiro Gonçalves, Santa Filomena, São Francisco do Piauí, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Simplício Mendes e Uruçuí. As ambulâncias do SAMU são divididas em: USA – Unidades de Suporte Avançado (UTIs móveis), usadas em casos mais graves e USB – Unidades de Suporte Básico.