Na manhã desta sexta-feira (21/01), estiveram reunidos no gabinete da secretária Lilian Martins membros do Conselho Regional de Medicina, Sindicato dos Médicos do Piauí e Associação Piauiense de Medicina. Na primeira visita oficial das entidades médicas do Estado, os representantes dos órgãos externaram a confiança na nova secretária de Saúde e aproveitaram para discutir metas e planos para a melhoria do atendimento no setor. De acordo com o presidente do Conselho Regional de Medicina, o médico Fernando Correia Lima, as dificuldades que a Saúde pública enfrenta são enormes, tanto em nível de Estado, como em todo o País. Por outro lado, ele diz confiar na capacidade e no comprometimento de Lilian Martins. “Sabemos que as finanças para a Saúde são poucas e para amenizar esse problema é preciso saber gerir os recursos. Estamos confiantes na vontade da secretária. Sabemos que trabalhando juntos, entidades e governo, a população do nosso estado poderá ter um serviço com mais qualidade”, pontuou. Fernando Correia Lima pediu à secretária um maior cuidado com o atendimento ao paciente. “Tivemos época em que gestores anunciavam que o HGV estava marcando milhares de consultas, só que daquele montante, pouquíssimas eram realmente atendidas”, disse. O presidente do CRM afirmou que a má gestão nos hospitais do interior muitas vezes faz com que médicos que deveriam atender pouco mais de 20 mil habitantes arquem com um número bem superior. Para Lúcia Santos, presidente do SIMEPI (Sindicato dos Médicos do Piauí), a reunião foi bastante proveitosa. Ela também pediu mais rigor na fiscalização dos gestores de hospitais. “Tudo que envolve setor multifuncional precisa ser fiscalizado, temos que evitar desvio de recursos e principalmente saber para onde vão esses recursos. A gestão e administração são os dois fatores que mais contribuem para uma saúde de qualidade”, reiterou. Lúcia disse, ainda, que está confiante no esforço empreendido pela nova secretária para gerar tanto um bom atendimento quanto uma boa qualidade de trabalho aos profissionais da saúde. A secretária Lilian Martins fez questão de afirmar que a parceria com o CRM, SIMEPI e APM é de fundamental importância para a Secretaria de Saúde. Ela declarou que fará todo o esforço para atender as necessidades dos profissionais, porém vai cobrar resultados imediatos. “Estamos de portas abertas para qualquer crítica e sugestões. O governador quer dar prioridade à Saúde, mas também vamos estabelecer metas ousadas na capital e no interior para que o resultado seja positivo para a população”, destacou, ao reiterar o valor do trabalho realizado pelas entidades no Piauí.