O governador Wilson Martins instalou, na manhã desta sexta-feira (21), no Palácio de Karnak, a Câmara de Enfrentamento ao crack. Trata-se de uma ação integrada reunindo entidades públicas e privadas, com o objetivo de combater a disseminação da droga e apoiar os dependentes em sua recuperação. A secretaria de Saúde do Piauí é parceira nesse apoio e irá contribuir de forma significativa com a Câmara. Uma dessas ações, de acordo com a secretária Lillian Martins, é a criação de leitos específicos na Rede Pública para usuários de drogas. “É uma determinação do ministro da Saúde. Nós sabemos que demanda recurso, mas ele demonstrou que a presidente Dilma está decida a arcar com os custos”, informou a secretária, que participou da instalação da Câmara de Enfrentamento ao Crack. De acordo com Líllian Martins, parcerias com entidades e universidades serão feitas para garantir o maior número de leitos possível. “Instituições como a Fazenda da Paz, a Universidade Federal e os hospitais privados serão importantes nessa parceria”, afirmou, ressaltando que o trabalho maior é com a repressão ao tráfico de drogas e a prevenção. “O usuário de crack é muito caro para o nosso país. Vamos trabalhar para que juntos às ações do governo, entidades e os outros setores, consigamos êxito. A secretaria estadual de saúde tem no seu quadro uma área especifica que trabalha a parte de doenças transmissíveis, acidentes e combate as drogas em geral”, declarou Lilian Martins. Sobre a Câmara de Enfrentamento ao Crack, a secretária informou que a ação é de suma importância na luta contra as drogas. “Ela não pode se resumir a essa reunião. É uma integração que vai proporcionar a gente trabalhar de forma mais otimizada as ações entorno do combate as drogas”, afirmou Lillian Martins. HU – Durante o lançamento da Câmara, o reitor da Universidade Federal, Luis Junior, se comprometeu em ceder leitos para o Estado, tão logo o Hospital Universitário seja inaugurado. De acordo com o presidente da Fundação da Paz, Célio Luiz, atualmente 480 usuários de drogas aguardam uma vaga para se internar na entidade. A próxima reunião da Câmara de Enfrentamento ao Crack acontece dia 08 de fevereiro, às 9h, no Palácio do Governo.