O I Seminário Territorial de Educação Permanente em Saúde dos Cocais acontece em Piripiri nos dia 16,17 e 18 de março no auditório Ozires Neves, na Praça de Eventos. O objetivo é inserir a Política de Educação Permanente no Território Cocais, que engloba 22 municípios como Barras, Esperantina, Luzilândia e Pedro II. O seminário é voltado para profissionais, gestores, educadores e representantes sociais e visa a formação de uma comissão permanente de integração ensino-serviço (Cies). A tarefa da Comissão é formular, conduzir e desenvolver a Política de Educação Permanente no território, articulando com instituições formadoras de profissionais e com estabelecimentos de saúde pública. A programação do Seminário tem inicio nesta quarta-feira, a partir das 07h, com café da manhã e execução do Hino Nacional. O encerramento será no dia 18 com a exposição Fortalecer a Política Estadual de Educação Permanente em Saúde. Em seguida haverá a definição do regimento interno da Comissão através do voto. A Agenda do evento conta com palestras, debates, mesas redondas acerca dos processos de educação em saúde, informação sobre as diretrizes da política, além de análise do panorama da saúde e dos cursos de formação da saúde locais. “O seminário vai tratar da capacitação e conscientização dos profissionais, educadores, gestores e controle social sobre as diretrizes da Política e a sua implementação no Território dos Cocais, um grande território com hospitais de referência, onde ainda não há um trabalho efetivado em Educação Permanente. Teremos representantes de secretarias municipais, hospitais, instituições de ensino, conselhos municipais de saúde , associações de moradores e sindicatos locais”, ressaltou a supervisora de desenvolvimento e qualificação, Jesus Dias. A Política de Educação Permanente em saúde é fundamentada em um quadrilátero que reúne gestão da saúde, educação, serviço/atenção e controle social. O principio básico da Educação Permanente é aliar a educação para a saúde observando as necessidades particulares do SUS garantindo a equidade e universalidade nos serviços de saúde. A Política foi implementada no Brasil em 2007 como parte de um processo que envolve mudanças nas práticas de saúde. Confira abaixo a programação do Seminário. Primeiro dia - 16-03-11 07 h – Café da manhã. 08 h – Execução do Hino Nacional e Apresentação Cultural. 09 h – Trabalho em Grupo – Construção do diagnóstico simplificado dos municípios do território dos cocais. Experiências exitosas das ações desenvolvidas nos municípios. 11 h – Apresentação em Plenária e Debate. 12 h – Almoço. 14h – Mesa Redonda – Atenção Básica em Saúde/ Programa Saúde na Escola – PSE; Vigilância em Saúde, a ETSUS e a Educação Profissional. 17 h – Discussão em Plenária. 17 h 40 – Avaliação do dia. Segundo dia – 17-03-11 08 h – Café da manhã e acolhimento . 08h30 – Política de Educação Permanente em Saúde. 10 h – Atribuições da Comissão Permanente de Integração, Ensino, Serviço. 11 h – Trabalho em grupo para definição da composição do Cies – Comissão de Integração. Ensino/Serviço ( o trabalho será realizado em grupo por segmento, considerando o quadrilátero: Gestão, Atenção, Formação e Controle Social). 12 h – Almoço. 14 h – Apresentação dos trabalhos de grupo em Plenária. 16h – Composição da Cies do Território dos Cocais. 17h30 – Avaliação do Seminário. 18 h – Encerramento – cofee break. Terceiro dia – 18 de março de 2011. 1 – Fortalecer a Política Estadual de Educação Permanente em Saúde. 2 – Definir o regimento interno da Cies; Realizar eleição entre os componentes da Cies.