O governador Wilson Martins e a secretária de estado da saúde, Lilian Martins, entregaram nesta sexta-feira (18), vinte e oito, das 74 ambulâncias doadas pelo Ministério da Saúde para o Serviço Médico de Urgência do Piauí (SAMU). Floriano, Bertolínea, Itaueira, Ribeiro Gonçalves, Guadalupe, São Francisco do Piauí, Uruçuí, Simplício Mendes e São João do Piauí foram os primeiros municípios beneficiados, por já estarem aptos a operar o serviço. Antes da solenidade, o governador, a secretária e as autoridades presentes conheceram de perto como funciona uma ambulância do SAMU. Alguns veículos estavam expostos no pátio do Palácio de Karnak. As chaves dos veículos foram entregues pelas autoridades presentes aos prefeitos dos noves municípios contemplados. Joel Rodrigues, de Floriano, recebeu de Lilian Martins as chaves de seis viaturas. Em seu discurso, a secretária destacou que as ambulâncias não estavam se acabando no Piauí como foi amplamente divulgado pela imprensa. “O nosso tempo não é o de Deus. O tempo da saúde nem sempre é o que alguns querem pautar. Estas ambulâncias não estavam se acabando. Estavam sendo vigiadas 24 horas e recebendo todos os cuidados possíveis. Recebemos os veículos em outubro porque as concessionárias não tinham como armazenar”, explica. “As ambulâncias do Samu diferem em número, gênero e grau das outras. Tem toda uma logística por trás disso. Não podemos entregar de qualquer jeito. Ninguém estava de braços cruzados”, acrescentou Lilian Martins. A secretária lembrou ainda que a contrapartida dos municípios é primordial para que os veículos sejam entregues. “As outras 46 continuarão lá no Cfap e só serão entregues que os municipios fizeram a capacitação dos profissionais”, disse. O governador Wilson Martins afirmou que está mudando a gestão pública do Piauí. Para ele, seria irresponsabilidade entregar as ambulâncias sem as cidades estarem preparadas para recebê-las. “Não poderíamos pegar um motorista de baixo de uma árvore e colocar numa ambulância do Samu, onde ele não sabe sua finalidade”, afirmou, frisando que os prefeitos têm por obrigação cuidar bem das viaturas. O prefeito de Guadalupe, Walen Mousinho, falou em nome dos municípios. Ressaltou que a implantação do Samu era um dos grandes sonhos de sua administração. “Estou aqui com o peito cheio de orgulho”, disse. O Samu foi implantado no estado do Piauí em setembro de 2004. A primeira base foi criada em Teresina. Hoje, são quatro espalhadas pelo interior. “É um projeto grandioso do governo federal. Talvez o Samu seja a ação com maior alcance social”, destaca Christiane Rocha Leal, gerente do Samu estadual. O Samu terá uma central de regulação que vai funcionar em Teresina. O prédio já está pronto e a inauguração deve acontecer no dia 30. Todas as ligações feitas para o 192 serão recebidas nessa central. Ao todo, 92 cidades passarão a ser cobertas pelo serviço.