A secretária de estado da Saúde, Lilian Martins, apresentou nesta segunda-feira (21), ao governador Wílson Martins, o resultado de metas propostas pela Sesapi no início de sua gestão. Foi durante reunião no Palácio de Karnak com gestores da SASC, SEID, SETRE e Coordenadoria da Juventude.

Ao todo, a Sesapi tem mais de 15 metas propostas para os 180 dias de governo. Uma delas diz respeito ao processo seletivo que escolheu os novos diretores de hospitais e regionais da Saúde. Além do certame, as etapas de nomeação e capacitação também já foram concluídas.

“Falta apenas os gestores selecionados elaborarem suas metas de produtividade e nos encaminhar”, afirmou Lilian Martins. Outras duas metas atingidas pela secretaria foram à realização de um curso de capacitação para auditores em serviços da saúde e a entrega de 28 ambulâncias do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU). Lilian Martins informou ainda que foi concluída a implantação do comitê estadual de demandas do SUS para ações administrativas, além da participação da Sesapi no grupo de cooperação criado pelo Tribunal de Justiça para diminuir a judicialização do setor, principalmente no que se refere a medicamentos excepcionais.

Era meta da secretaria ainda, entregar a reforma e anexo do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, ocorrida mês passado e, também, a reforma do Hospital da Polícia Militar. Esta última com inauguração marcada para esta terça-feira (22), às 11h. Uma das ações de maior destaque apontadas pela secretária é a intensificação das ações de controle da dengue.

Lilian Martins aproveitou a ocasião para alertar aos colegas gestores do aparecimento do vírus tipo 4 no Piauí. “É terrível por que não tem ninguém imune. Não que seja mais grave, mas é outra mutação. Todos que já tiveram os três tipos de dengue podem pegar mais um”, alertou.