Controlar a qualidade da água e diminuir as doenças de veiculação hídricas. Esses são apenas alguns dos principais objetivos da Coordenação de Vigilância Ambiental da Sesapi (Secretaria Estadual de Saúde).

Técnicos do órgão estarão nesta terça-feira (22), no Auditório da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) participando das comemorações do Dia Mundial da Água. Para comemorar a data, a Sesapi, Funasa e o Ministério Público vão participar de uma extensa programação que envolve diversas atividades, dentre elas, a assinatura do termo de cooperação Técnica entre os três órgãos.

O termo possibilitará que técnicos da Sesapi utilizem o Laboratório Móvel da Funasa para o monitoramento e análise de amostras de águas em todo o interior do Estado. O ministério Público servirá como órgão fiscalizador.

A abertura do evento está prevista para às 8h com o Lançamento do selo personalizado para a data. Às 10h haverá palestra sobre o tema: “Água para as cidades: respondendo ao desafio urbano e o papel da Funasa”.

Os participantes do evento terão ainda uma oficina de Capacitação em Saúde Ambiental .

O Engenheiro químico Antonio de Sá e o Técnico em Vigilância Ambiental Inácio Pereira, estarão palestrando durante dois dias. Os técnicos pertencem a Sesapi e farão explanação de como funciona os projetos de controle e estudo da água para consumo humano.

Para o Engenheiro Químico da Sesapi, Antonio de Sá, a parceria entre estes órgãos é de fundamental importância para a conscientização do uso racional da Água, principalmente nesta data, onde as atividades se intensificam.

“A secretaria estadual de Saúde possui programas importantes que monitoram a qualidade da água para o consumo humano, é preciso que de um lado os gestores municipais estejam monitorando a qualidade da água e de outro a população use a água de forma racional, já que esté é um recurso precioso e finito”, frisou.

Segundo Inácio Pereira, os municípios ainda não atentaram para a importância de se monitorar a qualidade da água. De acordo com o técnico da Sesapi, algumas metas ainda não foram atingidas por falta de interesse dos gestores, o que acaba resultando na manifestação de doenças.

“No ano passado o Ministério da Saúde determinou que teríamos que atingir uma média de 39.000 amostras e conseguimos apenas 9 mil, isso é ruim, porque quando não se tem um estudo de como está a água que estas pessoas estão bebendo, os surtos de hepatite e e diarréia começam a aparecer, como foram os casos de Guaribas e de Batalha. Estamos trabalhando para que isso não se repita, mas é preciso que os gestores colaborem”, alertou.

O Dia Mundial da Água será comemorado também por outras instituições como Banco do Brasil, Agespisa, Éxercito, Lacen e outros.