Considerando o dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose, celebrada em 24 de março, a  Secretaria Estadual da Saúde, através da Coordenação de Atenção às Doenças Transmissíveis, realizará o Primeiro Seminário Estadual de Tuberculose.  O Seminário acontecerá no dia 08 de abril no auditório da Associação Piauiense de Municípios - APPM.

Durante o evento, haverá premiação para aqueles que se destacaram nas políticas de combate à tuberculose. Nos últimos cinco anos, o Estado sofreu uma redução de 28% no número de casos de tuberculose, ocupando a 21º colocação, dentre o 26 estados da Federação. Uma colocação considerável, porém ainda avaliada como alta.

“O Nordeste ocupa o terceiro lugar em registro de tuberculose. Ainda é um índice para se preocupar, uma vez que a meta é acabar de vez com os surtos dessa doença no país”, explica a supervisora Estadual de Tuberculose, Ivone Venâncio.

O Piauí é o estado do Nordeste com o menor número incidências de tuberculose. Ivone atribui o feito ao trabalho realizado pelas estratégias de saúde da família, presente nos 224 municípios do Estado. “A busca ativa pra identificar o teor da tosse do paciente para detectar uma possível tuberculose, contribuiu muito para diminuir esses casos. Pois com o diagnóstico em mãos, podemos realizar os procedimentos emergências e evitar uma possível transmissão”, explica.

A tuberculose é uma doença que se propaga pelo ar por meio de gotículas expelidas por um doente ao tossir, espirrar ou mesmo falar em voz alta. O seminário será voltado para profissionais de saúde e entidades envolvidas em pesquisas de combate a doença, como institutos de pesquisas e faculdades. As inscrições serão realizadas através da nota técnica disponibilizada no site da Secretaria www.saude.pi.gov.br .