Os novos gestores de hospitais e regionais da saúde vão passar por um treinamento no auditório da Controladoria Geral do Estado (CGE), localizado no mesmo prédio da Secretaria de Saúde. O curso, que começa nesta segunda-feira (28) e se estende até 31 de março, será oferecido pela Controladoria com a participação de servidores da Secretaria Estadual de Saúde. De acordo com o representante da Controladoria Geral na Secretaria de Saúde, Auditor Nuno Bernardes, o curso faz parte da política de orientação preventiva do gestor.

O objetivo é dar suporte de conhecimento para que eles identifiquem os erros e atuem de forma preventiva. Gestores dos hospitais da capital também participarão do evento. Eles terão noções de orçamento público, licitação e contratos, execução orçamentária, controle interno e prestação de contas.

“A Saúde vai oferecer, através de seus servidores, palestras com temas que envolvem a assistência hospitalar, farmacêutica, gestão do SUS e plano diretor de regionalização”, informa Nuno Bernardes.

Segundo ele, os auditores da controladoria não só vão treinar os gestores, como também acompanhar e fiscalizar seu trabalho.

“O fato dos gestores terem sido selecionados e estarem em fase de treinamento já demonstra a busca pela impessoalidade e a eficiência do serviço público, princípios norteadores da administração pública. Eles se sentem seguros para prestar um serviço eficiente e a sociedade, sabendo disso, poderá cobrar mais”, ressalta.

Os cursos promovidos pela controladoria são coordenados pela auditora Milde Lemos, gerente de controle interno da CGE. Até o primeiro semestre, um novo curso, dessa vez envolvendo os servidores que trabalham na área de gestão da Sesapi, será realizado. "Estamos viabilizando datas para treinarmos os gestores dos demais hospitais”, lembra Nuno Bernardes. Os novos gestores dos hospitais e regionais da saúde foram escolhidos recentemente através de processo seletivo.