Áreas técnicas da Secretaria da Saúde devem participar da I Oficina de Atualização Técnica e Planejamento do Grupo Estadual de Monitoramento e Avaliação em Saúde. O evento acontece no dia 5 de abril, no auditório da Escola Fazendária, e é voltado paras os técnicos de gestão da saúde.

Com a oficina, a Sesapi quer resgatar e reestruturar o Grupo Estadual de Monitoramento e Avaliação em Saúde, além de capacitar os novos gestores das Regionais acerca dos processos do monitoramento e avaliação na Assistência Básica.

Segundo Luciana Sena, gerente de Atenção Básica, os municípios devem estar aptos para o controle e análise de seus indicadores em Saúde. “Essa oficina tem o objetivo inicial de resgatar o Grupo de avaliação, que passou algum tempo desestruturado, mas que possui a importante função de intervir no processo de monitoramento”, explica.

A técnica diz que a partir da oficina será formado um novo grupo para analisar os indicadores da saúde, mensurando resultados de programa e ações de saúde implementadas nos municípios. “O evento vai além das instruções para a alimentação dos sistemas de informação em âmbito municipal e estadual”, explica.

Os coordenadores das regionais de Saúde, também devem participar da oficina. Na oportunidade, receberão um curso de práticas e processos para monitoramento e avaliação nas suas regiões de abrangência.