O Hospital de Picos e demais unidades da rede estadual de Saúde naquela região serão visitadas pela secretária Lilian Martins na próxima semana. A gestora estará acompanhada do Ministério Público, através da promotora Cláudia Seabra. A intenção é verificar as demandas dos profissionais do setor, mas também estabelecer metas da atual administração para aquela unidade de Saúde.

A visita foi acertada ainda no início da semana, em reunião no Ministério Público. “Esse é um esforço conjunto para resolver os entraves da Saúde no Estado. Nós estamos trabalhando para sanar os problemas, mas também cobraremos um maior empenho da equipe”, salienta a secretária.

Lilian Martins reforça que a presença do Ministério Público é uma maneira de reiterar o compromisso de transparência em todas as ações da pasta. “É importante contar com um mediador dessa envergadura. Não nos furtaremos de nossas obrigações, mas queremos que as contrapartidas sejam respeitadas, cumpridas, para que a população não seja penalizada e tenha uma resposta rápida”, destaca.

Segundo a secretária, quem quiser trabalhar para a Saúde estadual terá apoio, mas precisará se submeter às regras do Serviço Público. “Solicitamos de cada regional e dos hospitais estaduais as metas para os 180 dias e estamos cobrando o cumprimento dessas ações. Estabelecemos prioridades e devemos cumpri-las”, diz.

Ela disse, ainda, que o funcionamento do Hospital de Picos, bem como o de outras regionais, é estratégico, pois até junho a regulação de consultas e leitos estaduais estará em funcionamento. “Estamos certos que representará um grande no avanço no atendimento dos piauienses”, comenta.
A regulação é uma das metas dos 180 dias de governo apresentadas pela secretária ao governador Wilson Martins. Todo o processo de implantação está sendo coordenado pela Dra Marília Futino.

CONASS – Lilian Martins retorna amanhã (26) de Brasília, onde participou de reunião do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde. Na oportunidade, foi eleita para uma das três vagas do Conselho Fiscal do Conass.