A Secretária Estadual da Saúde, Lilian Martins, e o governador Wílson Martins entregaram, nesta sexta-feira (15), as últimas 20 ambulâncias do SAMU que aguardavam no CFAP a preparação das bases de apoio nos municípios.

A solenidade aconteceu no Palácio de Karnak, reunindo parlamentares estaduais, federais e prefeitos. Receberam viaturas os municípios de Palmeirais, Canto do Buriti, Bom Jesus, Gilbués, Oeiras e Santa Filomena.

A secretária Lilian Martins explicou o motivo de as viaturas,que no total somam 74,terem sido entregues em diferentes datas. “Ao longo de todo esse tempo nós tivemos que dividir essa entrega em etapas, tendo em vista as dificuldades que nós tínhamos, como o treinamento de pessoal e a criação das bases descentralizadas”, afirmou.

Segundo ela, o compromisso maior agora é dos municípios. “Claro que vamos manter todo o custeio que haverá de ser repassado. O Governo Federal entra com 50%, o Estado com 20% e os municípios, 30%”, explicou.

Lilian Martins frisou que os prefeitos agraciados com as ambulâncias estavam recebendo as melhores viaturas do país, tanto de suporte básico como avançado. Ela garantiu a presença de médicos e enfermeiros aonde tiver SAMU.

“Queremos com isso diminuir óbitos em qualquer lugar, além do tempo de permanência do paciente no hospital. Isso significa reduzir custos, problemas emocionais e possíveis sequelas dos pacientes por conta do atraso de tempo no seu atendimento”, ressaltou.

O governador Wílson Martins ressaltou o cuidado que a Saúde deve ter com a urgência.“Estamos concluindo hoje o programa de descentralização do programa de urgência e emergência, de fundamental importância para a população”, destacou.

Wílson Martins chamou a atenção mais uma vez para os acidentes de trânsito, principal causa de mortes na população.  “Vivemos uma guerra. O SAMU vem para dar uma garantia no transporte de pacientes acidentados. O SAMU é uma peça importante para dar cidadania para quem precisa da urgência. Não iria de forma irresponsável distribuir ambulância sem ter o pessoal treinado”, afirmou.

Hoje, o Piauí passa a ter quatro centrais do SAMU, abrangendo 109 municipios. A população coberta pelo serviço ultrapassa os 2 milhões de habitantes.