A população de Valença agora conta com um novo sistema de atendimento humanizado no Hospital Regional Eustáquio Portela. De acordo com o diretor da Regional, Dr. Jarbas Nogueira, o serviço recém implantado é uma determinação da secretária estadual de saúde, Lílian Martins, e busca melhorar o atendimento as gestantes em trabalho de parto.

“A atenção que a secretária está tendo com o interior nos auxilia a buscarmos alternativas no sentido de agilizar o atendimento aos seus usuários. No momento em que a gestante entra no hospital, ela tem atendimento especial e acompanhamento individualizado. Com isso já chegamos em uma média de 100 partos normais por mês, o que diminui consideravelmente os trabalhos de cesariana”, comemora

Outro serviço que vem dando resultados é a implantação do Acolhimento com Classificação de Risco que, segundo explicou Dr. Jarbas Nogueira, é um processo dinâmico de identificação dos pacientes que necessitam de tratamento imediato, de acordo com o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.

“Já percebemos a diferença quando se prioriza os casos mais graves, porém pretendemos melhorar ainda mais o atendimento dos plantões. Queremos implantar o Plantão de Enfermagem (nível Superior) no Pronto Socorro e já estamos buscando os meios de contratar estes profissionais para em breve oferecer mais esse serviço a população de Valença”, destacou.

Atualmente o Hospital Eustáquio Portela possui um quadro de 100 funcionários. Além de responder mensalmente pela internação em torno de 250 pacientes, o local realiza, em média, 90 cirurgias por mês.

O diretor adianta ainda que, as próximas metas do Hospital estão voltadas para o aumento das cirurgias eletivas e melhorar o segmento das cirurgias ortopédicas. “Já apresentamos resolutividade em atendimento obstetrício e cirurgias abdominais, de catarata, e oftalmológicas. Queremos também dar o segmento às cirurgias ortopédicas, ou seja, continuar tratando o paciente após ele ser tratado nos hospitais da capital; aqui continuaremos dando o tratamento necessário sem precisar mandar novamente este paciente para Teresina”, explica.

O diretor acredita que junto com a secretaria estadual de Saúde poderá levar estes serviços ainda este ano. “Nossos funcionários estão empenhados e com a ajuda da Drª Lilian Martins queremos trazer todas essas melhorias ainda este ano, para assim atendermos o povo de Valença e de outras cidades vizinhas”, finalizou.


Por Adrianno Magno