"Quem cuida do coração, combate a hipertensão". Esse é o tema da campanha de combate a hipertensão arterial criada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, no qual o Piauí faz adesão para manter a pressão da população no 12 por 8.
 
Para comemorar o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, celebrado nesse 26 de abril, a Secretaria Estadual de Saúde realizará um Fórum para conscientizar os piauienses sobre os benefícios de manter a pressão arterial em níveis adequados.
 
O Fórum será realizado em Teresina, na Colônia Agrícola Major César Oliveira, durante toda a manhã do dia 28 de abril. Todas as Secretarias municipais foram convidadas para participar do evento cujo foco será o homem em situação de confinamento, mais vulneráveis a estes fatores.
 
A pressão alta não controlada é a principal causa das doenças que mais matam no Brasil. De acordo com a coordenadora estadual de atenção a saúde do adulto e do idoso, Vanessa Nunes, as ações de prevenção e controle devem envolver todas as fases da vida.
 
“No Piauí, os casos de Hipertensão chegam a 22%, sendo mais 4,9% de diabéticos numa população de 18 anos, sendo os homens a maioria vítima dos fatores de riscos", declara.
 
Por considerar que o homem no Piauí é quem apresenta maior frequência dos fatores de risco para doenças crônicas é que a Campanha do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão arterial acontecerá na Penitenciária Major Cezar.
 
A cada ano, 300 mil brasileiros são vitimados pelas doenças cardiovasculares, principalmente causadas pela hipertensão. Um número duas vezes maior que as mortes causadas por câncer de todos os tipos, três vezes mais que aquelas devidas a acidentes e quatro vezes maior que as causadas por infecções, incluindo a AIDS.
 
Para realização do Fórum, a Sesapi conta com a parceria da Secretaria estadual de Justiça e Cidadania, Faculdade Novafapi e Escola Técnica do Sus.