Com o objetivo de combater a prostituição e a violência sexual, cerca de 50 gestores municipais participam nos próximos dias 28 e 29 de abril de uma oficina sobre Violência contra Criança e Adolescentes.

A iniciativa é da Coordenação de Ações de Saúde da Criança e Adolescente – ligada a Sesapi (Secretaria estadual e Saúde do Piauí) e pretende instruir os servidores sobre o atendimento específico que deve ser prestado nesses casos. O evento acontece no auditório da Escola Fazendária, durante os turnos da manha e da tarde.

Rosa Laura, diretora da Coordenadoria, explica que a Sesapi está organizando o fluxo de atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência, com mudanças na forma de acolhimento, abordagem da família e orientações para os gestores e profissionais de saúde. “O trabalho da Sesapi é dar mais atenção, junto com outros órgãos a essa problemática da violência sexual, que ainda temos em muitos municípios do Estado. A partir deste encontro, queremos que os municípios saibam a quem recorrer nesses casos e como agir”, detalhou.

A oficina será direcionada a gestores das cidades de Teresina, Parnaíba, São Raimundo Nonato, Floriano, Valença, Oeiras e Picos. Alem da Sesapi, membros do Ministério Público, Fundação Municipal de Saúde, Rede de Cuidado e Proteção Social, Delegacia de Proteção da Criança e Adolescente e Associação dos Conselhos Tutelares também estarão ministrando palestras e apresentando os planos para serem adotados ainda este ano.

A coordenadora da Sesapi considera que a parceria de todos esses órgãos reforça o enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes.

Segundo Rosa Laura, a iniciativa é um trabalho extremamente relevante para o atendimento da população na capital e no interior. “No estado ainda não temos uma notificação exata dos casos de violência a crianças, mas já estamos trabalhando junto com a coordenação de epidemiologia uma forma de criar um cadastro nas secretarias municipais a fim de computar todos estes dados para saber como devemos enfrentar o problema”, aponta.

Ela conta que antes de se preocupar com o número de casos, os governantes e a sociedade devem prevenir e saber abordar a criança, para não piorar ainda mais a situação da vítima.   “A Oficina ensina aos gestores a realizar a abordagem correta. Não podemos chegar diretamente para a criança e falar sobre o assunto, a questão exige uma postura adequada”, explica.

Abrangência
O conhecimento dos gestores e dos profissionais de saúde sobre o tema é estimulado também através de outras ações, como a distribuição de materiais informativos, apresentação de grupos e exibição de vídeos. “Os inscritos participam de diversas atividades interativas durante os dois dias de oficina, no final , será apresentado os planos dos grupos e a avaliação deles será dada no encerramento”, menciona a coordenadora.

Contatos
A oficina terá inicio as 08h e se encerra às 17h, nos dias 28 e 29 e abril. Para mais informações, a Coordenação de Ações de Saúde da Criança e Adolescente disponibiliza o telefone: (86)3216-8082 e o e-mail: criancapi@yahoo.com.br.

Por Adrianno Magno