Os travestis do estado do Piauí realizam um trabalho de conscientização e formação em combate às doenças sexualmente transmissíveis. Nesse sentido, a Secretaria Estadual de Saúde prepara uma campanha de visibilidade a esse grupo que ainda é alvo de preconceito dentro da sociedade.

“Muitos dos travestis estão envolvidos com políticas publicas principalmente em relação à saúde. Por isso temos um débito com esse grupo e estamos mobilizando uma campanha em respeito aos travestis que temos no nosso estado”, afirma a coordenadora estadual de Doenças Transmissíveis, Karina Amorim.

Com o tema “Olhe, olhe de novo e veja além do preconceito” a campanha está prevista para ser lançada em junho, quando comemora-se o dia do orgulho de ser LGBT.  A programação incluirá palestras e discussões com travestis do Estado, profissionais de saúde, demais grupos da sociedade, além de convidados e militantes com destaque nacional. 

 “Essas travestis são multiplicadoras dos treinamentos oferecidos pela Secretaria de Saúde, a maioria coordena ONG de orientação e apoio sexual”, explica o articulador da sociedade civil organizada da Sesapi, Robert Willian Garcia. O preconceito e a discriminação podem fazer com que a travesti se distancie do serviço de saúde, por isso, assim como qualquer outro usuário do sistema de saúde, a travesti deve ser tratada com respeito.