Antes de se preocupar com o número de casos, a maior forma de combate a violência sexual é a prevenção e informação. E com esse objetivo a Secretaria Estadual de Saúde iniciou, na manhã desta quinta-feira (28), uma oficina sobre a Violência Sexual contra a criança e o adolescente.

 

Realizada pela Coordenação de ações de Saúde da Criança e Adolescente, da Secretaria Estadual de Saúde, a oficina acontece na Escola Fazendária durante os turnos da manhã e tarde dos dias 28 e 29 de abril. De acordo com a coordenadora Rosa Laura, a Sesapi pretende reorganizar o fluxo de atendimento a essas pessoas vítimas de violência sexual. “O trabalho da Sesapi é dar mais atenção, junto com outros órgãos a essa problemática, que ainda temos em muitos municípios do Estado. A partir deste encontro, queremos que os municípios saibam a quem recorrer nesses casos e como agir”, explica.

 

A oficina conta com a participação de vários setores da administração pública relacionadas à saúde. Durante a abertura, a Superintendente de Atenção à Saúde, Cristiane Moura Fé, considerou o evento uma grande oportunidade para os participantes. “Pela relevância do tema e o nível dos palestrantes, podemos dizer que somos privilegiados por participar de uma oficina como essa. Além de nos inserimos nela, pois quando chamamos a responsabilidade pra gente, passamos a tratar o tema com mais carinho, atenção e compromisso”, declara.

 

Dentre os participantes, estão os gestores das cidades de Teresina, Parnaíba, São Raimundo Nonato, Floriano, Valença, Oeiras e Picos. Alem da Sesapi, membros do Ministério Público, Fundação Municipal de Saúde, Rede de Cuidado e Proteção Social, Delegacia de Proteção da Criança e Adolescente e Associação dos Conselhos Tutelares também estarão ministrando palestras e apresentando os planos para serem adotados ainda este ano.