Com a intenção de fortalecer a parceria entre estado e município, a IV Regional de Saúde de Teresina, localizada na zona sudeste da capital, realizou uma reunião para definir os grupos de trabalho que atuarão na campanha “Todos contra o mosquito”.

Organizada pelo coordenador da Regional, Vinicios Oliveira, a reunião contou com a participação dos técnicos da Sesapi e da prefeitura municipal. Durante o encontro foram elaborados os doze passos necessários para a organização dessa estratégia de ação. Neles, contam a definição de tomadas de decisões, informatização de endemias, agilidade nas análises dentro dos laboratórios, constante avaliação e principalmente a sensibilização da comunidade.

Caberá a cada representante implantar o plano dentro da sua secretaria. “O objetivo é começarmos a partir da gente, combater o mosquito da dengue é fundamental para prevenção e consequentemente fim da doença. E nós precisamos ser o espelho dessa ação de combate”, declara Vinicios Oliveira.

Confira os 12 passos definidos:
  • O primeiro passo: definição do centro administrativo e de toomadas de decisão.
  • O segundo passo: informatização da área de endemias e definição da dinâmica para fluxo de informação mais rápido e eficaz.
  • O terceiro passo: informação dos trabalhadores quanto aos riscos do manuseio do larvicida.
  • O quarto passo: agilidade na análise dos laboratórios de entomologia e retorno em tempo hábil do resultado.
  • O quinto passo : realização dos exames de acompanhamento da saúde do trabalhador, como o de Colinesterase.
  • O sexto passo: trabalho e sensibilização da counidade.
  • O sétimo passo : criação de mecanismos legislativos que confiram punição a posturas de negligência.
  • O oitavo passo: distribuição freqüente de insumos e EPI’s.
  • O nono passo : articulação entre setor de vigilância Epidemiológica e PSF.
  • O décimo passo: descentralização de trabalhadores para junto a comunidade.
  • O décimo primeiro passo: capacitação dos atores sociais, os coordenadores, responsáveis pelos centros de saúde, supervisores, agentes comunitários de saúde, equipe de educação em saúde, equipe de ponto estratégico e agentes ambientais em saúde, etc.
  • O décimo segundo passo: avaliação constante das ações.