Uma equipe do Hospital Sofia Feldman, referência em atendimento neonatal no país, estará em Teresina na próxima segunda-feira (02) para realização de um treinamento com a equipe da Maternidade Dona Evangelina Rosa.

 

Durante três dias, uma equipe formada por médicos e enfermeiros do hospital mineiro vão apresentar as propostas de capacitação com atividades teóricas-práticas com ênfase no pré-parto e parto. “É uma capacitação que está acontecendo nas principais maternidades do Norte Nordeste, e a meta é a total redução da mortalidade infantil”, explica a consultora do ministério da saúde em Teresina, Soraia Albuquerque.

 

O Sofia Feldman é um hospital púbico não governamental que oferece atendimento de excelência à comunidade dentro de um sistema se de saúde regionalizado e hierarquizado, trabalhando em parceria com a comunidade e com mecanismos de controle social.

 

Criado há quase 20 anos, o hospital conta 134 leitos e assiste a uma população superior a 400 mil pessoas dos Distritos Sanitário Norte e Nordeste, em Belo Horizonte. Tornando-se referência em atendimento neonatal no Brasil.

 

A Maternidade Dona Evangelina Rosa desenvolveu um Plano de Ações Estratégicas de Redução da Mortalidade Infantil e colocou o Piauí no ranking da redução de mortalidade neonatal. O objetivo é que em 2011 essa política continue apresentando resultados positivos e a redução atinja o índice recomendado pela Organização Mundial de Saúde, que considera regular oito óbitos para cada mil nascidos vivos.