O Dia 30 de abril é considerado o dia D da Campanha Contra a Gripe. E para registrar a data, na manhã deste sábado foi realizada a abertura oficial da Campanha Nacional de Vacinação, com a presença da Secretaria Estadual de Saúde e da Prefeitura de Teresina.

O lançamento aconteceu no Posto de Saúde da Vila Irmã Dulce. Além de representantes da administração publica, teve a presença de populares e profissionais de saúde, que destacaram a importância da vacinação contra a gripe e reforçaram as ações de combate a dengue, através de uma apresentação do grupo de idosos agentes da paz, do bairro Promorar, de Teresina.

A vacina que esse ano foi reformulada e agora é trivalente –protege contra três vírus da gripe-  está disponível para população indígena, idosos, gestantes e crianças de seis meses a dois anos de idade. O diretor da administração Hospitalar da Secretária Estadual de Saúde e também médico pediatra Telmo Mesquita, declarou que a vacina é fundamental para a promoção a saúde. “O grupo de risco está aumentou devido o grande curso de vírus que ainda circula no país. Diminuir o número de pacientes com infecção é fundamental para manter o controle da epidemia, e para isso a melhor forma é a prevenção através da vacina”, declara.

A meta é que no Piauí sejam vacinadas quase meio milhão de pessoas. Somente na capital Teresina 100 mil pessoas são aguardadas nos 87 pontos de saúde distribuídos pela cidade. Segundo o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Pedro Leopoldino, a prioridade é para crianças de até 2 anos, idosos e gestantes.“Como nós temos ainda o vírus H1N1 circulando no Brasil, nós tivemos a incidência alta de óbitos em crianças e gestantes, nós resolvemos incluir os idosos e as pessoas que trabalham nos hospitais”, explicou o presidente da FMS.

A vacina é um direito assegurado pelo Sistema Único de Saúde, e a coordenadora estadual de imunização, Doralice Lopes garante que todo o estado está abastecido com as vacinas. “Conforme vamos recebendo as doses do Ministério, vamos fazendo a distribuição nas regionais de saúde. Todas já foram contempladas e não existe um município do Piauí sem vacina disponível”, afirma.

O Dia D é realizado com incentivo à população para procurar os postos de saúde. Quem não comparecer hoje, pode procurar a vacina até o dia 13 de maio.