O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, garantiu ao governador Wilson Martins, durante audiência em Brasília, que o Ministério habilitará mais 10 leitos do Hospital do Mocambinho para o tratamento dos dependentes de álcool e drogas.

Atualmente, o hospital possui 20 leitos dedicados ao tratamento deste tipo de paciente, mas somente 10 estão habilitados, ou seja, podem receber recursos federais para o tratamento de pessoas com dependência de álcool e substâncias químicas. Os outros são mantidos com verbas do governo estadual. “É um tratamento caro, longo, e o ministro foi sensível à demanda do Estado”, pontua a secretária Lilian Martins.

Segundo a gestora, além dos 20 leitos atuais, estão sendo construídos mais 10, que também poderão ser usados no tratamento de dependentes químicos, após estudos na estrutura do hospital.  A expectativa é que os novos leitos entrem em funcionamento ainda este ano.

HPM e HGV PODERÃO TRATAR DEPENDENTES –Ainda por solicitação do governador Wilson Martins e da secretária de Saúde,  o ministro Alexandre Padilha autorizou a elaboração de projetos para estudar a habilitação de leitos em hospitais gerais do Piauí, como o da Polícia Militar e o Getúlio Vargas, para a internação de pacientes quimiodependentes.

De acordo com a deputada, em todo o país há uma demanda reprimida por vagas para esse tipo de tratamento e o Ministério da Saúde deve trabalhar para readequar a ocupação de leitos nos hospitais gerais a fim de contemplar segmentos como o dos pacientes dependentes químicos.