O Hospital Getúlio Vargas (HGV), referência no Norte/Nordeste no atendimento de alta complexidade, celebra amanhã, terça-feira, 70 anos de história e serviços prestados em prol da saúde pública do Estado do Piauí. Em comemoração a essa data foi organizada uma vasta programação com atividades que prosseguem até a próxima sexta-feira (06), sempre no horário da manhã. 

Inaugurado no dia 3 de maio de 1941, o HGV foi construído para ser o mais moderno hospital público do Estado, e logo se tornou referência pelo bom atendimento e estrutura privilegiada, atraindo pessoas do interior do Piauí e de outros estados, como maranhão, Pará e Tocantins.

Aos 70 anos, o HGV encontra-se em um processo de modernização, tanto em nível de estrutura física quanto de evolução tecnológica e gestão. Além da aquisição de equipamentos de última geração para facilitar e agilizar o procedimento cirúrgico, diagnóstico e tratamento de várias doenças, o que vem possibilitando o acesso de um maior número de usuários aos serviços de alta de complexidade.

A abertura das atividades terá início às 8h, com a celebração  de uma missa em ação de graças; seguida das inaugurações do novo Centro Administrativo, reforma e ampliação da Central de Processamento de Materiais e Esterilização e da Capela. Logo após, os funcionários que também completam 70 anos em 2011 serão homenageados. O “Parabéns pra Você” e o corte do bolo encerram o primeiro dia de celebrações.
 
Na quarta-feira (04), às 8h, na sala de reunião, será prestada uma homenagem aos ex-diretores, ocasião em que será inaugurada uma galeria de fotos de todos os profissionais que já dirigiram o Hospital. No mesmo dia, será aberta uma exposição de fotos que conta um pouco da história ao de seus 70 anos.
 
No terceiro dia, quinta-feira, à 9h, na Praça de Eventos, haverá apresentação de dança com a Academia de Dança Daniel Moura. Fechando a programação, na sexta-feira, às 8h30, no Auditório, o diretor geral do HGV, Carlos Iglézias Brandão de Oliveira, irá proferir a palestra Como Viver Bem e Melhor. 
 

Em 2011, o Hospital realizou uma média de 600 cirurgias mensais. Somente no mês de abril foram 783 internações e 6 mil consultas no Ambulatório Integrado Dirceu Mendes Arcoverde (Prédio Azul). Ainda foram transferidos 723 pacientes do HUT para o HGV.