A secretária de estado da Saúde, Lilian Martins, participou nesta segunda-feira (02) de uma audiência no Ministério Público do Piauí que discutiu o funcionamento dos hospitais de Corrente e Picos, na região sul do estado. Entidades médicas, vereadores, promotores de justiça dos municípios e gestores locais acompanharam os trabalhos sob o comando da promotora Claudia Seabra. A audiência durou mais de 7 horas sem intervalo e resultou na assinatura de dois Termos de Ajuste de Conduta.

A escala de serviços e a estrutura física dos hospitais foram alguns dos pontos discutidos na audiência. No caso de Corrente, por exemplo, onde a unidade de saúde passa por dificuldades, principalmente de estrutura, a secretária informou que tomou as providencias recomendadas por uma auditoria realizada pelo DENASUS.

“Tão logo tive conhecimento do resultado da auditoria, mandei dois técnicos para Corrente para averiguar a situação e determinei a abertura de uma sindicância para apurar as irregularidades. Encaminhamos a auditoria para o Ministério Público Estadual, Federal, assim como as medidas que adotamos”, afirmou Lilian Martins.

A gestora garantiu que na sua gestão na há espaço para o uso político das ações da saúde e ressaltou que tudo será resolvido de forma transparente e com participação da sociedade. "Nenhum político vai chegar em meu gabinete e pedir o que não está de acordo com a legalidade e a moralidade. Sou do partido da saúde, apesar de ser política com muito orgulho", disse, fazendo questão de ressaltar que o Hospital de Corrente não está esquecido.

Primeiros resultados - A gestora disse que a escolha da nova diretora via teste seletivo, a presença dos profissionais e o pagamento dos plantões em atraso são só alguns dos resultados que já começam a aparecer. “

"O próximo passo é a reforma geral do prédio. Uma nova licitação já está acontecendo e vamos começar pelo centro cirúrgico do hospital", adiantou.

A promotora Claudia Seabra criticou a ausência dos médicos e pediu ao Conselho Regional de Medicina (CRM) mais rigor nas punições. "O Conselho deve responsabilizar sim os médicos", opinou.

Em seguida ela agradeceu a disponibilidade da secretária Lilian Martins em discutir o assunto durante todo o dia de ontem. "Isso mostra que a senhora tem compromisso com a saúde do Piauí", afirmou.

Picos – Em Picos, o foco das discussões foi o atendimento do hospital regional. “Os encaminhamentos de Picos são menos graves, mas como se trata de uma região mais populosa, a reestruturação pede celeridade”, disse Lilian Martins.

O promotor de Justiça de Picos, Marcelo Araujo, ressaltou que a assinatura do termo pode marcar uma nova era na saúde de Picos.

"A secretária me surpreendeu por sua disposição em discutir e resolver os problemas da saúde naquela região. Eu tenho certeza que a assinatura desse termo vai marcar uma nova era na saúde de Picos e no atendimento do hospital Justino Luz", afirmou.