O que parecia ficção agora está cada vez mais próximo da realidade dos piauienses: todos os hospitais regionais do Estado serão interligados através da internet. A operacionalização do sistema é um dos principais passos para a implantação da Regulação no Piauí.

Para discutir a instalação do Sistema de informações on-line (SisReg), a Sesapi realizará uma oficina, dia 25 de maio, no Rio Poty Hotel, com todos os secretários municipais de Saúde do Piauí.

O SisReg é um sistema disponibilizado pelo DATASUS, para o gerenciamento e operação das Centrais de Regulação.

Segundo a diretora da Ducara (Diretoria de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria), Dra Marília Futino, o evento será bastante positivo porque reunirá vários gestores e mostrará a importância de se implantar este sistema nos hospitais do Estado.

“Existe uma preocupação em todo o Ministério da Saúde, de dar mais agilidade aos atendimentos de hospitais regionais do Brasil. Aqui no Piauí, a determinação da secretária Lilian Martins é que nós apresentemos as vantagens aos municípios e possamos atuar de maneira interligada o mais rápido possível”, destacou.

“É preciso que os gestores ofereçam condições dos hospitais trabalharem usando as novas tecnologias de comunicação. Na pratica, depois de implantado, um paciente que estiver em Bom Jesus, por exemplo, e não puder ser atendido pelo hospital desta cidade, o Sisreg informa qual o hospital mais próximo que o paciente deverá ser encaminhado. Isso vai proporcionar agilidade e praticidade no atendimento”, explica a diretora.

O Sisreg é um programa (software) que funciona através de navegadores instalados em computadores conectados à internet. É composto por dois módulos independentes, a Central de Marcação de Consultas (CMC) e a Central de Internação Hospitalar (CIH).

Por Adrianno Magno