Durante a 153º Reunião Extraordinária no Conselho Estadual de Saúde realizada na manhã dessa quarta-feira (11) a secretária estadual de Saúde e presidente do órgão, deputada Lilian Martins, reforçou seu posicionamento contrário a aprovação do projeto que altera a atual lei municipal antibagismo.

A secretária recomendou ainda que seja resgatada uma lei estadual de 1996 que discorre sobre o uso de fumo em lugares fechados. “Existe uma Lei aprovada pela Assembléia Legislativa no ano de 1996 que fala sobre o uso de fumo em ambientes fechados. É uma Lei Estadual e devemos resgatá-la para sustentar nossa buscar pelo controle ao tabagismo e manter os ambientes livres de fumo”, declara.

A reunião contou com representantes da sociedade civil organizada e profissionais de saúde.  A representante do Conselho de combate ao tabagismo, Isabel de Paula, apresentou a campanha que será divulgada em 31 de maio, considerado o Dia Mundial de controle do Tabagismo. “Nos últimos dois anos foi registrado um aumento no número de fumantes, principalmente entre os jovens. Por isso, mesmo os profissionais de saúde que forem fumantes têm uma responsabilidade cívica, social e moral de manter o controle do tabagismo e não proporcionar agravos à saúde publica”, afirma.

O conselho decidiu apoiar a Lei Municipal que proíbe o uso de tabaco em ambientes fechados e resgatar a Lei Estadual de 1996. Lilian Martins reforça que manter o controle ao tabagismo é responsabilidade de todas as esferas. “A Lei não vai prejudicar os fumantes, que têm o direito de sustentar seu vício, mas vamos proteger também o direito daqueles que precisam de um ambiente saudável para trabalho e lazer”, reitera.

O Brasil é o segundo maior produtor e exportador de cigarros do mundo. O controle do uso do tabaco é necessário para não aumentar os riscos que essa prática proporciona à saúde publica.