Termina em outubro o prazo para a realização das conferências estaduais de saúde em todo o país. Já para os municípios a data final é 15 de julho. O prazo deve ser cumprido, já que através de decreto publicado em 3 de março, o Ministério da Saúde deve promover a Conferência Nacional a partir de 30 de novembro com data limite em 04 de dezembro.

No caso do Piauí, segundo o Conselho Estadual de Saúde, o evento já tem data para acontecer: será nos dias 13, 14 e 15 de outubro.

O tema desse ano é voltado para o Sistema Único de Saúde. “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, patrimônio do Povo Brasileiro”.

Devem ser abordados nas conferências assuntos como acesso e acolhimento com qualidade, considerado um desafio para o SUS, participação da comunidade e controle social, dentre outros.
“As conferências são muito importantes para melhorar o atendimento da saúde, ainda mais com se trata do SUS”, afirmou a secretária de estado da saúde, Lilian Martins, que preside o Conselho Estadual de Saúde.

Um dos pontos mais importantes é o financiamento do SUS, pacto pela saúde e a Relação Público x Privado.