A secretária de estado da Saúde, Lilian Martins, participou, na manhã de hoje, da abertura da Oficina “Regulação ao Acesso à Assistencia, que acontece durante todo o dia no Diferencial Buffet, Centro de Teresina.  O evento é uma realização da Diretoria de Controle Avaliação e Regulação (Ducara), da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi).

Lilian Martins disse que a oficina, que reúne gestores da área de saúde de todo o Piauí, era um momento esperado pelo estado e municípios, mesmo que não seja o ideal para ambos. “É um acompanhar da situação, que a médio prazo possa beneficiar a todos. Quero reafirmar o compromisso de estarmos aliados e alinhados nessa nova gestão”, afirmou.

A secretária ressaltou que o momento é impar, já que envolve a discussão da Programação Pactuada Integrada, a PPI. “Não sou otimista e nem pessimista, sou realista esperançosa. Acredito que o financiamento da saúde pode dar um salto com a regulamentação da Emenda 29, em apreciação pelo Congresso Nacional”, disse Lilian Martins.

A gestora garantiu aos participantes do evento que todos podem contar com a Sesapi independente de cor partidária. “Nenhuma dificuldade será obstáculo para essa co-gestão com os municípios”, destacou.

O oficina conta com a participação de membros do Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde) e do Ministério da Saúde. “Nós, enquanto representantes dos municípios, temos o mesmo desejo da secretária Lilian em melhorar o acesso à saúde no interior. Vamos trabalhar para diminuir o fluxo de pacientes para a nossa capital”, disse Avelar Lopes, 1º vice-presidente do Cosems. Jorge Barreto, 2º vice, também participa da oficina.

A diretora da Ducara, Marilia Futino, falou sobre PPI e regulação do acesso à assistência. Segundo ela,  o SUS avançou muito no estado do Piauí. “A PPI é um instrumento para montar uma rede resolutiva para melhorar a rede de acesso” afirmou.

João Marcelo, representante do Ministério da Saúde, ministrou palestra sobre a regulação de acesso e complexos reguladores.” A regulação é algo que afeta todos os municípios, não é só a Secretaria de Saúde. A regulação do acesso deve garantir ao paciente o atendimento. Não adiante ter PPI sem regulação”, destacou.

Confira a programação

• 08h30 - 09h - Abertura
  • 09h - 09h30 - PPI/PI e a Regulação do Acesso de Assistência
  • 09h30 - 10h30 - Regulação do Acesso e Complexo Reguladores