Piauí já ultrapassou as 190 mil crianças vacinadas contra a Poliomielite

O Brasil está livre do vírus causador da pólio desde 1989, quando o último caso da doença foi registrado, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) o certificado de eliminação da poliomielite.

No Piauí, a vacinação contra a poliomielite em 2011 teve início no dia 18 de junho e segue até 15 de julho. Em todo o Estado, a primeira etapa da campanha contará com 353.400 doses da vacina e tem como meta imunizar pelo menos 250 mil crianças que tenham até cinco anos de idade.

De acordo com a coordenação de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Doralice Lopes, todas as Regionais já estão mobilizadas e preparadas para essa primeira etapa da campanha.

“Concentramos esforços e conseguimos finalizar as entregas das doses ainda no começinho de junho, com isso esperamos alcançar a meta de vacinação em pelo menos 95%”, afirma a médica da coordenação, Liana Medeiros.

Segundo O Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, aponta que mais de 190 mil crianças com menos de cinco anos de idade já foram vacinadas contra a poliomielite no Piauí. A cobertura diz respeito à primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra Pólio e representa 74,90% da meta estabelecida para o Estado.

DADOS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE SOBRE A POLIOMIELITE

O balanço parcial aponta que mais de 10,4 milhões de crianças foram vacinadas na primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. O número corresponde a 73,92% do público-alvo. Dados de boa parte dos estados brasileiros ainda estão sendo computados pelas secretarias estaduais.

Para esta etapa, o Ministério da Saúde distribuiu cerca de 21,6 milhões de doses da vacina. No total, 115 mil postos abriram para proteger a criançada. A vacinação mobilizou 350 mil pessoas em todo o País.

Foram investidos R$ 46,6 milhões na campanha. A segunda dose da vacina será aplicada em crianças menores cinco anos no dia 13 de agosto.

O Ministério da Saúde recomenda aos estados e municípios que não atingiram a meta continuar a vacinação até chegar ao percentual de 95%. Segundo o Ministério da Saúde, cabe aos gestores locais de saúde definir as estratégias regionais para prorrogar a campanha.