Os dois hospitais que prestam atendimento pelo SUS em Pedro II, foram visitados pela secretária de Saúde, Lilian Martins. Além de percorrer as dependências das unidades, a gestora verificou o funcionamento do centro cirúrgico e checou o esquema de plantões dos médicos. Ela estava acompanhada pelo superintende Ernani Maia e técnicos da Sesapi.

A ida da gestora aos hospitais Santa Cruz, que é filantrópico, e Josefina Neta, que é do Estado, mas foi municipalizado, foi agendada ainda no início da semana e faz parte de um cronograma que prevê visitas técnicas em toda a rede hospitalar estadual.

Lilian Martins considerou adequado o funcionamento dos hospitais, que mantem esquema de plantão 24 horas e realizam cirurgias de média complexidade. Ela disse que a direção do órgão trabalha para garantir um atendimento de qualidade aos piauienses em suas cidades. “Estamos ampliando a resolutividade para que as pessoas não precisem se deslocar à Teresina. Ainda não está no ideal, mas tem melhorado bastante”, pontua.

Entre as melhorias que devem ser levadas no município, revelou a deputada, está a implantação de um Centro de Estabilização do Samu no Hospital Josefina Neta.

A secretária ainda recebeu reivindicação da direção do hospital Santa Cruz para que o teto financeiro da unidade seja ampliado. “Já estamos avaliando a situação para saber se é possível viabilizar”, informa Ernani Maia, que retornou à cidade para uma reunião com os gestores dos hospitais a fim de levantar outras demandas locais.