De acordo com a coordenadora de Epidemiologia da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), Amélia Costa, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) já está totalmente equipado e autorizado pelo Ministério da Saúde para entrar em funcionamento no Piauí. “Já estamos com a portaria assinada e a sala equipada restando apenas receber a autorização da secretária Lilian Martins, que após seu aval, iremos cuidar na escala de funcionários e na liberação de uma linha telefônica; com isso resolvido estaremos funcionando plenamente já no próximo mês”, adianta.

Amélia Costa afirma que, após estes últimos ajustes o CIEVS deverá estar funcionando plenamente já no final do mês de agosto, levando assim toda sua estrutura para interligar os principais hospitais do Estado.

A coordenadora garante que, com os profissionais que irão atuar no CIEVS, será possível aperfeiçoar os mecanismos das notificações de emergências epidemiológicas. "O serviço vem para identificar emergências epidemiológicas, de modo contínuo e sistemático, por meio de notificação telefônica, eletrônica através da internet, conseguindo assim aperfeiçoar os mecanismos de triagem, verificação e análise de entrada de cada regional espalhada pelo Piauí”, explica.

Além de dar agilidade às notificações, o Centro também deve fortalecer a articulação entre as prefeituras, Secretaria estadual, Samu e outros órgãos. A ideia do Ministério da Saúde é apoiar estes órgãos na formulação de Planos de Respostas às emergências epidemiológicas, por meio de informações epidemiológicas oportunas, fomento à estruturação de Unidades de Respostas, dentre outras ações.

Estrutura do CIEVS

Localizado no prédio da Sesapi, o CIEVS ocupa uma sala ampla, onde estão disponíveis servidores de dados, vídeoconferência, centro de comunicação e equipamentos para monitorização. O CIEVS estará acessível 24 horas por dia, todos os dias do ano, de qualquer ponto do território estadual por meio do Disque Notifica com um número 0800 (ainda a ser definido).

Para recebimento das notificações de emergências epidemiológicas, o Centro possui equipes de plantão com médicos e enfermeiros capacitados para atendimento e desencadeamento das respostas necessárias.

Todos os aparelhos foram repassados pelo Ministério da Saúde, que depois de analisar o local, a estrutura e profissionais, liberou todos os equipamentos necessários para a instalação do CIEVS.

Segundo Amélia, através deste centro, o monitoramento das chamadas para outros serviços, como o Samu será feito com mais eficácia economizando tempo e combustível. “Com os monitoramentos será possível até mesmo tratar um paciente por telefone, pois muitas vezes, a pessoa que liga não precisa da ambulância, e sim de uma recomendação médica, nossos profissionais serão capacitados para fazer também este tipo de atendimento”, ressalta.

Um canal a mais para melhorar a qualidade no atendimento de urgência. Este é o objetivo do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS).