Com o objetivo de melhorar a atenção da saúde bucal das crianças e adolescentes do Estado, a Secretaria Estadual da Saúde do Piauí –Sesapi-  vai realizar um levantamento epidemiológico para saber a situação dentária das crianças e adolescente.  O levantamento será realizado pela coordenação de Saúde Bucal da Sesapi.

 

A coordenadora, Vanessa Gonçalves, comenta que esse levantamento é importante principalmente para o planejamento de todas as ações que serão executadas pela Secretaria. “Ao tomarmos conhecimento sobre a manifestação da cárie, ou outros problemas de maior ocorrência no Estado e que podem ser evitados, teremos mais base para realizar um diagnóstico e formar um direcionamento para as ações de atenção a saúde bucal”, declara.

 

Um dos procedimentos para esse relatório serão as oficinas realizadas com os cirurgiões dentistas dos municípios. Esses profissionais serão orientados pela coordenação nas oficinas que acontecerão em Teresina, a partir da segunda semana de agosto.

 

“Cada cirurgião vem para Teresina receber as recomendações, e esse será responsável por disseminar as recomendações em seu município”, explica a dentista Cleonice Gomes, técnica da Sesapi.

 

Cada município receberá a oficina de acordo com seu território de desenvolvimento, sendo seis no total. A primeira acontecerá no dia 17 de agosto, com a região Entre Rios, área da capital Teresina. Em seguida, serão orientadas as regiões dos Cocais, Carnaubais e Planície Litorânea no dia 18.

 

A oficina terá continuidade no dia 23 de agosto com o território do Vale do Rio Canindé e Rio Sambito. Os territórios da Serra da Capivara e Mangabeiras participarão da oficina no dia 25.  Vale do Guaribas e vale do rios Piauí e Itaueiras participarão nos dia 30 e 31 de agosto, respectivamente.

 

“É importante que todos os municípios participem para reforçamos o apoio pedagógico que a secretaria de Saúde oferece aos municípios para atenção a saúde bucal” comenta Cleonice.

 

A meta é que todos os municípios participem, e que o diagnostico da saúde bucal das crianças e adolescentes do Estado seja planejado já para o próximo semestre.