10/04/2013 - 10h45

ETSUS realiza capacitação no Curso de Agente Comunitário

Participam: Planície Litorânea, Carnaubais, Guaribas e Tabuleiro do Alto Parnaíba

Flalrreta Alves/Sesapi ETSUS realiza capacitação no Curso de Agente Comunitário

Teve início nesta quarta-feira (10) o primeiro encontro pedagógico do curso técnico de agente comunitário de saúde, voltado para os profissionais que irão ministrar o curso aos mais de seis mil aprovados no processo seletivo, realizado esse ano pela Escola Técnica do SUS. A capacitação é uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e acontece no auditório do Centro de Formação Premem Sul e segue até a próxima sexta-feira (12).

Nesta primeira etapa, participam quatro regiões de desenvolvimento: Planície Litorânea, Carnaubais, Guaribas e Tabuleiro do Alto Parnaíba. De acordo com a gerente de Desenvolvimento e Qualificação da Sesapi, Conceição Santos, até o final do semestre, todas as regiões do Estado serão contempladas com essa capacitação. “Em junho teremos a outra etapa, que inclui, inclusive, o território Entre Rios, que compreende Teresina. Em seguida encerraremos com as demais regiões”, explica.

Durante a abertura, a presidente da Federação dos Agentes Comunitários e de Endemias do Estado, Silvana Lira, ressaltou que nenhum estado está realizando uma segunda etapa de capacitação para técnicos em agentes comunitários. “Após nove anos de espera, meu sonho de ser técnica em agente comunitário vai ser realizado. No próximo encontro nacional já poderei dizer de peito aberto que o Piauí já vai começar a segunda e terceira etapa”, declara.

A aula inaugural do curso de técnico comunitário em saúde está prevista para o dia 29 de abril e contará com a presença do governador Wilson Martins.

Por Flalrreta Alves

30/06/2016 as 11:30h

HGV utiliza técnicas avançadas no tratamento de doenças do aparelho digestivo

A CPRE é uma técnica complexa, mas menos invasiva.

30/06/2016 as 10:29h

Vigilância Sanitária reúne mais de 30 hospitais para fortalecer ações de Segurança do Paciente

A ação contempla mais de 30 hospitais municipais, da rede pública e privada.

30/06/2016 as 09:22h

Governo tem audiência conciliatória com Sindicato dos Médicos

O objetivo é chegar a um acordo e por fim ao movimento de paralisação da categoria.

29/06/2016 as 15:03h

Audiência trata sobre abertura da UPA de São Raimundo Nonato

A unidade foi construída pelo Governo do Estado em parceria com o Governo Federal.

29/06/2016 as 14:56h

Piauí reduz em mais de 40% os casos de dengue

Os dados referem-se ao período de janeiro a 29 de junho.

29/06/2016 as 11:48h

Mutirão da Catarata realiza 105 cirurgias no Hospital de Esperantina

Na primeira etapa, em abril deste ano, o mutirão atendeu mais de 300 pacientes.