10/04/2013 - 10h45

ETSUS realiza capacitação no Curso de Agente Comunitário

Participam: Planície Litorânea, Carnaubais, Guaribas e Tabuleiro do Alto Parnaíba

Flalrreta Alves/Sesapi ETSUS realiza capacitação no Curso de Agente Comunitário

Teve início nesta quarta-feira (10) o primeiro encontro pedagógico do curso técnico de agente comunitário de saúde, voltado para os profissionais que irão ministrar o curso aos mais de seis mil aprovados no processo seletivo, realizado esse ano pela Escola Técnica do SUS. A capacitação é uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e acontece no auditório do Centro de Formação Premem Sul e segue até a próxima sexta-feira (12).

Nesta primeira etapa, participam quatro regiões de desenvolvimento: Planície Litorânea, Carnaubais, Guaribas e Tabuleiro do Alto Parnaíba. De acordo com a gerente de Desenvolvimento e Qualificação da Sesapi, Conceição Santos, até o final do semestre, todas as regiões do Estado serão contempladas com essa capacitação. “Em junho teremos a outra etapa, que inclui, inclusive, o território Entre Rios, que compreende Teresina. Em seguida encerraremos com as demais regiões”, explica.

Durante a abertura, a presidente da Federação dos Agentes Comunitários e de Endemias do Estado, Silvana Lira, ressaltou que nenhum estado está realizando uma segunda etapa de capacitação para técnicos em agentes comunitários. “Após nove anos de espera, meu sonho de ser técnica em agente comunitário vai ser realizado. No próximo encontro nacional já poderei dizer de peito aberto que o Piauí já vai começar a segunda e terceira etapa”, declara.

A aula inaugural do curso de técnico comunitário em saúde está prevista para o dia 29 de abril e contará com a presença do governador Wilson Martins.

Por Flalrreta Alves

03/03/2015 as 16:56h

Governador e secretário discutem implantação de sistema de saúde digital

Projeto visa manter integrada a rede de saúde, sob uma plataforma digital.

03/03/2015 as 16:54h

Vigilância Sanitária divulga resultado da 1ª etapa de teste seletivo

A análise do histórico é referente à primeira etapa do teste.

03/03/2015 as 16:43h

Secretaria capacita agentes básicos de saúde do território Entre Rios

Capacitação tem o objetivo de conscientizar os profissionais de saúde dos municípios.

03/03/2015 as 08:33h

Municípios piauienses terão até julho para implantação do e-SUS AB

Esse novo sistema é uma reestruturação do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB).

02/03/2015 as 14:28h

HGV realiza solenidade de Acolhimento aos novos residentes

Durante a solenidade, o secretário Francisco Costa garantiu o pagamento das bolsas para os residentes.

02/03/2015 as 10:46h

Municípios habilitados pelo Requalifica UBS de 2009/2012 devem concluir obras até junho

O Piauí possui mais de 500 obras de construção, reforma e/ou ampliação pelo Programa.