24/04/2013 - 07h37

Portal de Saúde do Cidadão põe tecnologia a serviço do SUS

A ferramenta está integrada ao Sistema Cartão Nacional de Saúde

O Piauí integra uma ferramenta importante para o atendimento na área da Saúde Publica. Através do Conselho Estadual de Saúde (CES-PI), as cidades do interior e centenas de servidores passam a conhecer melhor o Portal de Saúde do Cidadão.

Pouco mais de dois meses depois de seu lançamento, o Portal de Saúde do Cidadão consolida uma das principais metas desta gestão, que é fortalecer a participação social no Sistema Único de Saúde (SUS). Até agora já foram contabilizados 1.842 cadastros de usuários ao ambiente e 1.651 pré-cadastros.

"Estamos divulgando mais este beneficio aos nossos servidores e todos os membros municipais de saúde. Seja através de reunião ou mesmo via e-mail, queremos levar esta ferramenta ao maior numero possível de cidadãos para, assim, as pessoas possam se cadastrar e conhecer os benefícios dessa ferramenta tão eficiente: a internet”, destaca Marbri Wenceslau, membro do CES.

A ferramenta foi desenvolvida pelo Departamento de Informática do SUS (DATASUS), da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) e está integrada ao Sistema Cartão Nacional de Saúde.

No endereço portaldocidadao.saude.gov.br o usuário pode consultar seu número de cartão e com ele fazer o login para acessar seu histórico de atendimento no SUS. Também pode inserir informações extras como alergias, doenças crônicas e exames complementares.

Com autorização do usuário no próprio site, os profissionais de saúde terão acesso restrito a esses dados para um diagnóstico mais preciso e, eventualmente, poderão se comunicar com o paciente, solicitando informações complementares.

A lista de endereços das unidades de saúde e farmácias populares, com os respectivos medicamentos disponíveis, pode ser consultada no Portal. Quem ainda não tiver, ou não souber o número de Cartão, pode fazer um pré-cadastro que será validado nas unidades de saúde. Está disponível ainda um aplicativo para smartphone com plataforma Android.

Cartão

Regulamentado pela Portaria do Ministério da Saúde 940/2011, o Cartão Nacional de Saúde objetiva unificar a base de dados de vários sistemas existentes no SUS, organizando a identificação do cidadão por meio de um registro único. Esse registro é a chave de acesso do cidadão ao Sistema, por meio do Portal. A meta é que até 2014, todo cidadão brasileiro tenha Cartão, inclusive os que saem das maternidades.
O acesso está disponível por meio do link cartaonet.datasus.gov.br

Com Informações do Ministério da Saúde

Arquivos anexos (1)

02/03/2015 as 14:28h

HGV realiza solenidade de Acolhimento aos novos residentes

Durante a solenidade, o secretário Francisco Costa garantiu o pagamento das bolsas para os residentes.

02/03/2015 as 10:46h

Municípios habilitados pelo Requalifica UBS de 2009/2012 devem concluir obras até junho

O Piauí possui mais de 500 obras de construção, reforma e/ou ampliação pelo Programa.

27/02/2015 as 12:11h

DIVISA discute planejamento do Programa de Monitoramente dos Alimentos

O trabalho de monitoramento será realizado em parceria do LACEN.

27/02/2015 as 11:53h

Inscrições para teste seletivo do Citox encerram hoje (27)

São cinco vagas para o curso de Medicina e duas para Farmácia.

26/02/2015 as 16:45h

Informe Assitência Farmacêutica

Os beneficiários deverão procurar na Rua 24 de Janeiro, 124 – Centro, Teresina.

26/02/2015 as 12:59h

HGV lança Edital para seleção de preceptores

São oferecidas 58 vagas e as inscrições ocorrem de 2 a 6 de março.