24/04/2013 - 07h37
Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com

Portal de Saúde do Cidadão põe tecnologia a serviço do SUS

A ferramenta está integrada ao Sistema Cartão Nacional de Saúde

Tamanho da fonte  

O Piauí integra uma ferramenta importante para o atendimento na área da Saúde Publica. Através do Conselho Estadual de Saúde (CES-PI), as cidades do interior e centenas de servidores passam a conhecer melhor o Portal de Saúde do Cidadão.

Pouco mais de dois meses depois de seu lançamento, o Portal de Saúde do Cidadão consolida uma das principais metas desta gestão, que é fortalecer a participação social no Sistema Único de Saúde (SUS). Até agora já foram contabilizados 1.842 cadastros de usuários ao ambiente e 1.651 pré-cadastros.

"Estamos divulgando mais este beneficio aos nossos servidores e todos os membros municipais de saúde. Seja através de reunião ou mesmo via e-mail, queremos levar esta ferramenta ao maior numero possível de cidadãos para, assim, as pessoas possam se cadastrar e conhecer os benefícios dessa ferramenta tão eficiente: a internet”, destaca Marbri Wenceslau, membro do CES.

A ferramenta foi desenvolvida pelo Departamento de Informática do SUS (DATASUS), da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) e está integrada ao Sistema Cartão Nacional de Saúde. 

No endereço portaldocidadao.saude.gov.br o usuário pode consultar seu número de cartão e com ele fazer o login para acessar seu histórico de atendimento no SUS. Também pode inserir informações extras como alergias, doenças crônicas e exames complementares.

Com autorização do usuário no próprio site, os profissionais de saúde terão acesso restrito a esses dados para um diagnóstico mais preciso e, eventualmente, poderão se comunicar com o paciente, solicitando informações complementares. 

A lista de endereços das unidades de saúde e farmácias populares, com os respectivos medicamentos disponíveis, pode ser consultada no Portal. Quem ainda não tiver, ou não souber o número de Cartão, pode fazer um pré-cadastro que será validado nas unidades de saúde. Está disponível ainda um aplicativo para smartphone com plataforma Android. 

Cartão 

Regulamentado pela Portaria do Ministério da Saúde 940/2011, o Cartão Nacional de Saúde objetiva unificar a base de dados de vários sistemas existentes no SUS, organizando a identificação do cidadão por meio de um registro único. Esse registro é a chave de acesso do cidadão ao Sistema, por meio do Portal. A meta é que até 2014, todo cidadão brasileiro tenha Cartão, inclusive os que saem das maternidades. 
O acesso está disponível por meio do link cartaonet.datasus.gov.br

 

Com Informações do Ministério da Saúde

 

Arquivos anexos (1)


Comente!


20/09/2014 as 09:27h

HEDA será o hospital escola do curso de Medicina em Parnaíba

A garantia é do secretário Mirócles Veras, que participou do lançamento do curso de Medicina

19/09/2014 as 13:39h

Hospital Getúlio Vargas dobra o número de procedimentos cirúrgicos

O HGV é o único hospital público do Estado credenciado a fazer cirurgias ortopédicas de alta complexidade

18/09/2014 as 20:36h

Evento reúne profissionais de saúde para discutir Anemia Falciforme

Dezenas de profissionais de saúde, a maioria médicos e enfermeiros, participaram do evento

17/09/2014 as 12:34h

HILP realiza III Seminário Estadual sobre Doença Falciforme

O objetivo é a qualificação de profissionais de equipes de saúde da família

16/09/2014 as 12:58h

Hospital do Mocambinho ganha dez leitos psicossociais e Teresina fica perto de cumprir meta do MS

No caso de Teresina seriam necessários 36, meta que deve ser atingida até o final do ano.

15/09/2014 as 13:40h

Sesapi sensibiliza municípios para implantação de ouvidorias

A Ouvidoria é um canal de comunicação entre o cidadão e o gestor do SUS