04/07/2013 - 11h42

Edital chama para a IV Chamada de Seleção de Projetos de Reabilitação Psicossocial

O projeto deve ser elaborado e apresentado pela Secretaria Municipal ou Estadual de Saúde

A IV Chamada de Seleção de Projetos de Reabilitação Psicossocial: Trabalho, Cultura e Inclusão Social na Rede de Atenção Psicossocial selecionará 101 projetos, sendo que destes: 30 projetos serão contemplados com R$15.000,00 (quinze mil reais), 50 projetos receberão R$30.000,00 (trinta mil reais) e 21 projetos receberão R$50.000,00 (cinquenta mil reais), totalizando R$3.000.000,00 (três milhões de reais).

Poderão participar dessa seleção projetos de reabilitação psicossocial desenvolvidos em todas as modalidades de CAPS, Centros de Convivência e Cultura, Unidades Básicas de Saúde, Associações de Usuários e Familiares e em outras entidades e dispositivos que promovam as interfaces entre saúde mental, trabalho,economia solidária, cooperativas sociais e/ou saúde mental e cultura.

É imprescindível que o projeto seja elaborado e apresentado pela Secretaria Municipal ou Estadual de Saúde.

São exemplos de estratégias de reabilitação psicossocial: iniciativas de geração de trabalho e renda, cooperativas sociais, empreendimentos solidários, centros de convivência e cultura, grupos de teatro, pontos de cultura, moradias solidárias, entre outras iniciativas desenvolvidas nos diversos pontos de atenção da RAPS (CAPS, Atenção Básica, Centros de Convivência e Cultura e Programas de Inclusão Social pelo Trabalho), na rede intersetorial e em associações de usuários e familiares. Tais iniciativas reúnem produções em artesanato, bijuteria, gêneros alimentícias, vestuário, acessórios, marcenaria, serralheria, restauração de móveis, além de iniciativas com arte, cultura, música, cinema, teatro, e outras, com prestação de serviços (jardinagem, limpeza, lavagem de carros, assessoria e incubação, serviço de buffet).

O edital encontra-se disponível através do link: /ckeditor_assets/attachments/298/IV_Chamada_de_Sele__o_de_Projetos_de_Reabilita__o_Psicossocial_Trabalho__Cultura_e_Inclus_o_Social_na_RAPS.pdf

01/09/2014 as 14:47h

Sesapi lança mamógrafo móvel e atendimento começa por Teresina

A primeira cidade beneficiada será Teresina, de 3 a 6 de setembro. A ação acontecerá no bairro Santa Maria da Codipi

30/08/2014 as 15:06h

Ação estratégica vai reduzir fila de espera por cirurgias ortopédicas

A expectativa é de que, com a ação estratégica continuada - e não em caráter de mutirão - haja uma redução de até 80% dessa fila.

29/08/2014 as 14:31h

Ministério da Saúde certifica Metódo Canguru da Maternidade Evangelina Rosa

O atendimento é modelo de assistência perinatal, com cuidados especiais voltados para o recém-nascido

29/08/2014 as 14:09h

HGV explica como proceder com a falta do exame PPD

O Ministério da Saúde enfrenta dificuldades na negociação com a empresa produtora do PPD

29/08/2014 as 13:05h

Secretário participa de abertura do 8º Congresso Brasileiro Sobre a Situação do Médico

O congresso segue até hoje no Sindicato dos Médicos.

28/08/2014 as 15:02h

Profissionais de saúde são capacitados sobre o Método Canguru

Três eixos estão sendo abordados: a assistência pré-natal, a assistência ao nascimento e a assistência perinatal