09/07/2013 - 11h39

Plano de Pactuação da Rede Psicossocial será apresentado durante Simpósio

Será discutida a importância dos componentes que formam o Plano da RAPS

Os 11 municípios do Território Planície Litorânea, localizados ao Norte do Piauí, participarão, no próximo dia 12, de uma reunião para tratar sobre o Plano de Pactuação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). O encontro acontecerá durante o II Simpósio Álcool e outras Drogas na Contemporaneidade, que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) promoverá em Luís Correia, no próximo final de semana. A reunião, no entanto, será coordenada pela Gerência de Atenção à Saúde Mental.

Será discutida junto aos 11 secretários municipais de Saúde a importância dos componentes que formam o Plano da RAPS e como essas diretrizes deverão ser implantadas nos municípios do Território Planície Litorânea.

De acordo com Leda Trindade, gerente de Atenção à Saúde Mental, a pactuação estabelece o compromisso entre o Governo do Estado e as prefeituras desse Território, que, segundo ela, “se unem para coordenar e executar os componentes estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que vão desde princípios que envolvem as Equipes de Saúde da Família, até a criação de leitos em hospitais e unidades de acolhimento para tratamento psicossocial”, explica.

Dentro do Plano de Pactuação da Rede Psicossocial estão, ainda, os componentes estabelecidos pela Portaria 3088, de 23 de janeiro de 2011, do Ministério da Saúde, que envolvem as áreas da Atenção Básica, Atenção de Urgência e Emergência, Atenção Hospitalar, Atenção Especializada aos Centros de Apoio Psicossocial (CAPS), Residências Terapêuticas, Reinserção Social e Reabilitação Social.

Os secretários municipais de Saúde participarão, ainda, juntamente com os demais profissionais das áreas da Saúde, Educação e Trânsito, das palestras e debates dentro da programação do II Simpósio Álcool e outras Drogas na Contemporaneidade. A gerente de Atenção à Saúde Mental, Leda Trindade, abordará os temas relacionados à Rede de Atenção Psicossocial do Estado, durante palestra.

“Na oportunidade iremos apresentar a importância da RAPS. Através dessas ações poderemos amenizar o problema das drogas, que se alastrou de forma assustadora em todo o Brasil. Através deste Simpósio iremos mostrar o que deve ser feito e o que já foi realizado pelo Governo do Estado, pois estamos trabalhando com os eixos de prevenção, tratamento e reabilitação”, destaca Leda Trindade.

Assim como na edição realizada em Teresina, o Simpósio traz, novamente, o professor José Mauro Braz de Lima, doutor em Neurologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, que ministrará aos participantes palestras sobre Álcool e Trânsito e sobre a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF).

Por Adrianno Magno

20/10/2017 as 16:40h

Saúde entrega consultórios odontológicos para UESPI de Parnaíba

A nova estrutura vai beneficiar diretamente cerca de 300 alunos, em seis turmas, permitindo ainda a expansão do número de vagas.

20/10/2017 as 14:06h

Saúde se une à Educação e Assistência Social em combate ao Aedes aegypti

Semana Nacional de Mobilização acontece de 23 a 27 de outubro

20/10/2017 as 13:22h

Hospital de Piripiri realiza 3º mutirão de cirurgias pediátricas

Estão sendo realizadas cirurgias de hérnia, hidrocele, frenectomia, fimose e outras.

20/10/2017 as 11:46h

Saúde já realizou mais de 140 atendimentos no povoado Chapadinha Sul

Atendimentos continuam próxima semana

20/10/2017 as 09:34h