09/07/2013 - 11h39

Plano de Pactuação da Rede Psicossocial será apresentado durante Simpósio

Será discutida a importância dos componentes que formam o Plano da RAPS

Os 11 municípios do Território Planície Litorânea, localizados ao Norte do Piauí, participarão, no próximo dia 12, de uma reunião para tratar sobre o Plano de Pactuação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). O encontro acontecerá durante o II Simpósio Álcool e outras Drogas na Contemporaneidade, que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) promoverá em Luís Correia, no próximo final de semana. A reunião, no entanto, será coordenada pela Gerência de Atenção à Saúde Mental.

Será discutida junto aos 11 secretários municipais de Saúde a importância dos componentes que formam o Plano da RAPS e como essas diretrizes deverão ser implantadas nos municípios do Território Planície Litorânea.

De acordo com Leda Trindade, gerente de Atenção à Saúde Mental, a pactuação estabelece o compromisso entre o Governo do Estado e as prefeituras desse Território, que, segundo ela, “se unem para coordenar e executar os componentes estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que vão desde princípios que envolvem as Equipes de Saúde da Família, até a criação de leitos em hospitais e unidades de acolhimento para tratamento psicossocial”, explica.

Dentro do Plano de Pactuação da Rede Psicossocial estão, ainda, os componentes estabelecidos pela Portaria 3088, de 23 de janeiro de 2011, do Ministério da Saúde, que envolvem as áreas da Atenção Básica, Atenção de Urgência e Emergência, Atenção Hospitalar, Atenção Especializada aos Centros de Apoio Psicossocial (CAPS), Residências Terapêuticas, Reinserção Social e Reabilitação Social.

Os secretários municipais de Saúde participarão, ainda, juntamente com os demais profissionais das áreas da Saúde, Educação e Trânsito, das palestras e debates dentro da programação do II Simpósio Álcool e outras Drogas na Contemporaneidade. A gerente de Atenção à Saúde Mental, Leda Trindade, abordará os temas relacionados à Rede de Atenção Psicossocial do Estado, durante palestra.

“Na oportunidade iremos apresentar a importância da RAPS. Através dessas ações poderemos amenizar o problema das drogas, que se alastrou de forma assustadora em todo o Brasil. Através deste Simpósio iremos mostrar o que deve ser feito e o que já foi realizado pelo Governo do Estado, pois estamos trabalhando com os eixos de prevenção, tratamento e reabilitação”, destaca Leda Trindade.

Assim como na edição realizada em Teresina, o Simpósio traz, novamente, o professor José Mauro Braz de Lima, doutor em Neurologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, que ministrará aos participantes palestras sobre Álcool e Trânsito e sobre a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF).

Por Adrianno Magno

27/03/2017 as 10:26h

Hospital Chagas Rodrigues realiza curso de aperfeiçoamento

A primeira etapa do Curso de Aperfeiçoamento em Urgências Clínicas e Traumáticas

27/03/2017 as 09:20h

Resultado final do Processo Seletivo da Maternidade Dona Evangelina Rosa

Logo após a homologação do resultado, a Secretaria chamará todos os aprovados para a posse e inicio dos trabalhos.

27/03/2017 as 09:12h

Mutirão oferece atendimentos gratuitos para pessoas com Parkinson

O mutirão faz parte de curso prático do primeiro seminário piauiense sobre a doença.

24/03/2017 as 13:06h

UFPI e SESAPI iniciam pesquisa sobre mapeamento geoespacial de arboviroses

O objetivo deste trabalho é realizar um estudo geoespacial e ecoepidemiológico da ocorrência de arboviroses no estado

24/03/2017 as 11:38h

Piauí incentiva ações em combate à Tuberculose

Hoje, 24 de março, é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose.

24/03/2017 as 11:13h

HGV realiza mais um mutirão cirúrgico neste sábado(25)

Este ano foram 12 mutirões, beneficiando cerca de 350 pessoas