09/07/2013 - 11h39

Plano de Pactuação da Rede Psicossocial será apresentado durante Simpósio

Será discutida a importância dos componentes que formam o Plano da RAPS

Os 11 municípios do Território Planície Litorânea, localizados ao Norte do Piauí, participarão, no próximo dia 12, de uma reunião para tratar sobre o Plano de Pactuação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). O encontro acontecerá durante o II Simpósio Álcool e outras Drogas na Contemporaneidade, que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) promoverá em Luís Correia, no próximo final de semana. A reunião, no entanto, será coordenada pela Gerência de Atenção à Saúde Mental.

Será discutida junto aos 11 secretários municipais de Saúde a importância dos componentes que formam o Plano da RAPS e como essas diretrizes deverão ser implantadas nos municípios do Território Planície Litorânea.

De acordo com Leda Trindade, gerente de Atenção à Saúde Mental, a pactuação estabelece o compromisso entre o Governo do Estado e as prefeituras desse Território, que, segundo ela, “se unem para coordenar e executar os componentes estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que vão desde princípios que envolvem as Equipes de Saúde da Família, até a criação de leitos em hospitais e unidades de acolhimento para tratamento psicossocial”, explica.

Dentro do Plano de Pactuação da Rede Psicossocial estão, ainda, os componentes estabelecidos pela Portaria 3088, de 23 de janeiro de 2011, do Ministério da Saúde, que envolvem as áreas da Atenção Básica, Atenção de Urgência e Emergência, Atenção Hospitalar, Atenção Especializada aos Centros de Apoio Psicossocial (CAPS), Residências Terapêuticas, Reinserção Social e Reabilitação Social.

Os secretários municipais de Saúde participarão, ainda, juntamente com os demais profissionais das áreas da Saúde, Educação e Trânsito, das palestras e debates dentro da programação do II Simpósio Álcool e outras Drogas na Contemporaneidade. A gerente de Atenção à Saúde Mental, Leda Trindade, abordará os temas relacionados à Rede de Atenção Psicossocial do Estado, durante palestra.

“Na oportunidade iremos apresentar a importância da RAPS. Através dessas ações poderemos amenizar o problema das drogas, que se alastrou de forma assustadora em todo o Brasil. Através deste Simpósio iremos mostrar o que deve ser feito e o que já foi realizado pelo Governo do Estado, pois estamos trabalhando com os eixos de prevenção, tratamento e reabilitação”, destaca Leda Trindade.

Assim como na edição realizada em Teresina, o Simpósio traz, novamente, o professor José Mauro Braz de Lima, doutor em Neurologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, que ministrará aos participantes palestras sobre Álcool e Trânsito e sobre a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF).

Por Adrianno Magno

03/07/2015 as 14:50h

Saúde equipa carretas para realizar exames de mama

Serão duas carretas equipadas com dois equipamentos de mamógrafo e um de ultrassom.

03/07/2015 as 14:29h

Saúde do Trabalhador é tema de seminário em Teresina

O Encontro Piauiense acontece dias 06 e 07 de julho.

03/07/2015 as 13:43h

Serviço de Hemodinâmica do HGV amplia número de atendimentos

Esse total corresponde a um aumento de 51% em relação.

02/07/2015 as 15:20h

SUS passa a realizar transplante de medula para tratar anemia falciforme

A medida foi comemorada por profissionais que lidam com os portadores da doença no Piauí.

02/07/2015 as 12:55h

Cerca de 300 pessoas serão beneficiadas com cirurgias de catarata em Valença

Com dois centros cirúrgicos, a unidade já realizou aproximadamente 1.500 procedimentos.

01/07/2015 as 15:24h

Costa apresenta ações para redução da mortalidade materno e infantil

A meta nacional é reduzir em três quartos a taxa de mortalidade materna, até 2015.