Hérlon Moraes/Sesapi Aprovado plano de Ação Regional da RUE da Planície Litorânea O secretário de saúde, Mirócles Veras, participou da reunião e colocou a Sesapi à disposição

Foi aprovado nesta segunda-feira (14), em Parnaíba, o Plano de Ação Regional da Rede de Urgência e Emergência (RUE) do Território da Planície Litorânea. A reunião aconteceu na sede da Regional de Saúde do município com a presença dos gestores de saúde das cidades que compõem o território.

“Foram os definidos os componentes da rede, como leitos de retaguarda clínica, leitos de UTI, tendo como porta de entrada do HEDA”, explicou Luciane Formiga, da equipe de condutores da Rede.

De acordo com o diretor da Divisão Hospitalar da secretaria de Estado Saúde, Telmo Mesquita, o objetivo da RUE é reduzir o fluxo de pacientes. “Por isso é interessante que todos os municípios do território participem para ajudar a desafogar, neste caso, o HEDA”, explica.

O secretário de saúde, Mirócles Veras, participou da reunião e colocou a Sesapi à disposição dos municípios. “Podem marcar quantas reuniões forem necessárias para definirmos em que o estado pode ajudá-los. Estamos à disposição de todos e torcendo para a RUE cumpra seu papel”, disse.

A Política Estadual de Urgência e Emergência no Estado é formada pela Atenção Primária em Saúde, Unidades de Pronto Atendimento, pontos  de atenção hospitalar classificado de acordo com sua tipologia e função na Rede, pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192.

Os Hospitais participantes da Rede de Resposta Hospitalar as Urgências e Emergências são definidos de acordo com classificação e função na Rede.

O plano regional para definição do quantitativo e da localização dos hospitais que comporão a Rede Regional de Urgência e Emergência é elaborado em oficinas de trabalho, considerando os seguintes critérios: população e tempo resposta de no máximo 60 (sessenta) minutos, através de um ponto fixo ou móvel, para 90% (noventa por cento) da população da macrorregião.