Secretário garante trabalho e menos burocracia durante visita ao CES Mirocles Veras participou pela primeira vez de reunião no Conselho de Saúde

Mostrando força de vontade e disponibilidade em ajustar os investimentos para as áreas mais urgentes da saúde, o secretário de estado da Saúde, Mirocles Veras, participou pela primeira vez, nesta segunda-feira (15), de reunião ordinária realizada pelo Conselho Estadual de Saúde (CES). O encontro acontece sempre na sede da Faculdade de Ciências Médicas do Estado (FACIME).

Durante a reunião com conselheiros, secretários municipais de saúde e representantes de instituições filantrópicas, Mirócles Veras abordou questões como o melhor monitoramento dos hospitais regionais, avaliação e discussão de ideias para otimizar a interface entre hospitais de Urgência de Teresina (HUT) e Getulio Vargas (HGV), além de medicamentos excepcionais e menos burocracia para aquisição de materiais.

“Sabemos que nosso tempo é curto, mas a vontade de ao menos colocar as prioridades em funcionamento, isso, tenham certeza que iremos fazer. A determinação do nosso governador é que não poupemos esforços, independente de burocracia, ou valores. Isso vale para os hospitais da capital, como HGV e HUT, pois isso é dever de todos que trabalham no SUS”, avaliou o secretario.

Ainda na reunião do Conselho Estadual de Saúde, Mirocles adiantou que o HGV ganhara nova administração e que o fornecimento dos medicamentos excepcionais será normalizado no mais breve espaço de tempo. "Os problemas são inúmeros, isso no Piauí e em todo o Brasil, porém, já estamos avaliando a melhor maneira de desafogar o HUT. O HGV  mesmo recebe uma nova diretora para aperfeiçoar o trabalho do antigo diretor. Mas agora o ideal é ouvir os servidores e os pacientes e isso a nova diretora sabe muito bem”, garantiu.

A farmácia de medicamentos excepcionais também normalizará suas atividades, segundo afirmou o secretario de saúde. “Já pedimos autonomia na compra desses medicamentos através da própria Sesapi. Assim como a Farmacia, outros setores importantes também estão tendo essa mesma atenção que estamos dando. Assim vai ser focado o nosso trabalho, em praticidade e resultados que ,no final, ganhe a população”, frisou.

Ao final da reunião ficou acertado que uma comissão formada pelo CES deverá se reunir numa nova reunião extraordinária a fim de concentrar os relatórios e sugestões sobre a situação das casas de saúde da capital e do interior.

“Ficamos muito satisfeito com as informações do secretario. Precisamos disso, de pouca conversa e mais praticidade”, disse o presidente do conselho estadual de Saúde, José Teófilo.

Por Adriano Magno