Adriano Magno Ministério da Saúde, Sesapi e SMS discutem melhorias para os hospitais da capital A reunião aconteceu na secretaria municipal de saúde (SMS)

Reforço de profissionais nas escalas de plantão para aumentar a capacidade e qualidade do atendimento, acolhimento dos pacientes conforme o perfil da assistência após regulação, unificação das centrais de regulação do Estado e do município de Teresina, além da solicitação de mais recursos para resolver a problemática de atendimento Piauí/Maranhão. Esses foram os principais encaminhamentos discutidos e apresentados durante a visita técnica do Ministério da Saúde em Teresina, na manha desta quarta,16.

A reunião aconteceu na secretaria municipal de saúde (SMS) e contou com a presença dos técnicos do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e diretoria do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). A comissão, que já tem nova reunião marcada para próximo dia 23, em Brasília, é formada pelo secretário de Estado da Saúde, Mirócles Veras, a diretora de regulação da Sesapi, Patrícia Batista, o secretário municipal da saúde de Teresina, Noé Fortes, e a coordenadora do SOS Emergência, do Ministério da Saúde, Ana Augusta, além de diretores da Fundação Hospitalar de Teresina.

O secretário de Estado da Saúde, Mirócles Veras, elogiou a iniciativa dos poderes federal, estadual e municipal na luta pelas melhorias na Rede de Urgência e Emergência do Piauí. Mirócles destacou que “o espírito das últimas reuniões que tem participado é de compartilhar ações e buscar soluções com toda a rede para a ampliação do acesso à saúde pública”.

Empenho nos serviços mais urgentes

Mirocles Veras propôs aos gestores que, entre as obras de ampliação e reforma dos hospitais públicos de maior fluxo de pacientes, fossem priorizadas aquelas que trazem retorno em curto prazo, aliviando o congestionamento dos serviços.

“Não adianta termos inúmeras reuniões, se não focarmos logo nos serviços mais necessários a população. Então a ideia é que no próximo mês já consigamos mostrar resultados concretos que aquele paciente  de onde quer que seja possa perceber  a melhora, para isso estamos redistribuindo leitos no hospitais da capital, desburocratizando serviços financeiros e solicitando mais recursos através do próprio governo Federal ”, afirmou.

A diretora Patrícia Batista também acompanhou a reunião e na oportunidade apresentou aos técnicos do Ministério da Saúde as ações que a Sesapi já fez para amenizar a problemática da superlotação na Rede de Atenção as Urgências e Emergências. “Como ação de médio prazo, o governo estadual através de nossos serviços, já implantou campanhas de prevenção de acidentes, com foco em motos, além de deixar quase pronto a nossa Central de Regulação desta Rede, inclusive já com prédio pronto, profissionais treinados e sistema de internet quase pronto para entrar em funcionamento”, apontou Patrícia Batista.

Apoio do Ministério da Saúde

A reunião tratou ainda sobre as falhas e as necessidades encontradas na assistência aos pacientes do HUT. Por conta dos problemas, o Ministério da Saúde, através da coordenadora do Programa SOS Emergência, Ana Augusta, afirmou que as esferas estadual e municipal terão total apoio do governo Federal para que o mais breve possível seja desencadeadas ações praticas e eficazes que evitem os problemas encontrados no hospital, principalmente o da superlotação. “Procuramos as melhores soluções, a fim de, se não finda, ao menos amenizar esta situação do HUT que, já acompanhamos desde 2012.

Para isso estamos propondo desde auditorias nos serviços até qualificação de profissionais e durante este processo com certeza os três poderes, Estado, município e governo Federal deverão se unir e recriar um hospital mais humanizado”, frisou.

Parceria entre Sesapi e SES

Alem da gravidade da situação do HUT.  o atendimento de pacientes do estado do Maranhão também, ensejou, por parte da Sesapi, a designação de estudos para saber quais as estratégias devam ser tomadas juntamente com a prefeitura municipal de Teresina. Demonstrando total disposição na busca por soluções, o secretario municipal de Saúde Noé Fortes também garantiu
que esta ação tripartite poderá trazer resultados positivos.

“Pela primeira vez tivemos em nossos registros a visita de um secretario estadual em nossa repartição, pois normalmente se acontece o contrário. Isso só mostra que estamos na mesma sintonia, a fim de buscar um entendimento que possa dar mais qualidade aos nossos hospitais e ao atendimento dos pacientes, seja ele munícipes ou de outro estado”, avaliou.