Adriano Magno/Sesapi  Secretário discute atendimento de urgência em Teresina no Ministério da Saúde Ainda no Ministério da Saúde, Mirócles Veras discute o projeto QualiSUS

O secretário de Saúde, Mirócles Veras, cumpre agenda em Brasília durante toda esta semana onde tratará de ações prioritárias na saúde pública a serem implementadas no Piauí. Uma delas é o atendimento de urgência e emergência em Teresina. Na semana passada, o assunto foi discutido na capital em uma reunião que contou com a participação da coordenadora do SOS Emergência, do Ministério da Saúde, Ana Augusta.

“Vamos a Brasília dar prosseguimento aquelas discussões para chegarmos logo a resolução definitiva do problema de urgência em Teresina”, informa o secretário. Participam ainda da reunião em Brasília, a diretora de regulação da Sesapi, Patrícia Batista e o secretário municipal da saúde de Teresina, Noé Fortes.

Mirócles ressalta que, a principio, já conseguiu junto aos hospitais do estado e o Hospital Universitário (HU) 150 leitos de retaguarda para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). “São 80 leitos no HGV, 50 no HU e mais 20 no Hospital da Polícia Militar”, afirma.

Ainda no Ministério da Saúde, Mirócles Veras discute o projeto QualiSUS, que tem como objetivo alocar aporte financeiro do Banco Mundial, a fim de garantir a sustentabilidade das redes temáticas de atenção à saúde no Piauí, a Rede Cegonha, que garantirá assistência de maior qualidade à mulher e às crianças de zero a dois anos, e a Rede de Urgência e Emergência, que reorganizará todo o sistema de saúde em sua primeira instância, no que diz respeito ao atendimento de urgência e emergência.

Conass – O secretário de saúde participa ainda na capital federal de sua primeira assembleia no Conselho Nacional de Secretários de Estado da Saúde (Conass). O Conselho é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que se pauta pelos princípios que regem o direito público e que congrega os Secretários de Estado da Saúde e seus substitutos legais, enquanto gestores oficiais das Secretarias de Estado da Saúde (SES) dos estados e Distrito Federal. O CONASS foi criado em 3 de fevereiro de 1982 e tem sede em Brasília.