Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Hipertensão Arterial, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) , através da coordenação de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso, preparou uma semana de atividades para  conscientização e cuidados com a pressão arterial.

A programação terá início nesta quarta-feira (23), a partir das 8 horas da manhã, no memorial Zumbi dos Palmares, localizado na Avenida Miguel Rosa. A primeira atividade do dia é um bate papo com uma médica cardiologista sobre os cuidados com a pressão arterial, seguido de um bate papo sobre alimentação saudável com a nutricionista Norma Suely acompanhado de avaliação antropométrica e orientação nutricional.

Na quinta-feira (24), o bate papo acontecerá na Defensoria Pública do Estado e na sexta-feira (25) as atividades serão encerradas no Centro de Convivência Antonio Carneiro, localizada no bairro Vermelha. Para realização dessas atividades, a Sesapi conta com a parceria da UniNovafapi, Escola São Camilo, Sociedade Brasileira de Cardiologia secção Piauí, Instituto da Mulher Negra do Piauí, Ayabás e Hospital ITACOR.

Além de ser a causa direta de cardiopatia hipertensiva, a hipertensão  caracteriza-se como uma das causas de maior redução da expectativa e da qualidade de vida dos indivíduos. No Brasil, a prevalência média de HAS autorreferida na população acima de 18 anos é de 24,3%, sendo a maior parte em mulheres. Por esse motivo, o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial – Dia 26 de Abril- em 2014 tem como foco a mulher, com o objetivo de sensibilizar esse segmento da população e demais sobre a importância de manter a pressão arterial estável.

Por Flalrreta Alves