Com o objetivo de passar por capacitação em técnicas de retirada e preservação de córneas para transplantes, um grupo de seis profissionais do Banco de Olhos do Hospital Getúlio Vargas (HGV) participa, desde terça-feira (22), de um Curso de Enucleação Ocular (retirada do globo ocular) no Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) - SP. O BOS é o maior banco de olhos do mundo. O curso encerra nesta sexta-feira (25).
 
Segundo Maria de Lourdes Veras, gerente Estadual de Transplantes, a capacitação faz parte do Sistema Nacional de Transplantes (SNT). “O curso acontece por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi/SUS), visando a melhoria na qualidade dos serviços de transplante”, explica.
 
Em 2013, o Piauí registrou 124 doações e 199 transplantes de córnea,ocupando o 11º lugar no ranking nacional de transplantes de tecidos corneanos. Desse total, 93 foram realizados pelo Hospital Getúlio Vargas (HGV). Atualmente, 371 pessoas no Estado aguardam por um transplante de córnea.