A Febre Chikungunya, conhecida como a “Nova Dengue”, ainda não foi detectada no Piauí, no entanto, o vetor circula no estado desde 2007. Com a proximidade da Copa do Mundo, a possibilidade de a doença se manifestar no país é maior. Por conta disso, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) reforça o alerta para o combate ao aedes aegypt, mosquito que também transmite o vetor causador da Chikungunya, assim como o da dengue tradicional.

A doença recebe esse nome por significar “aqueles que dobram”, referente à aparência curvada dos pacientes que foram atendidos na primeira epidemia documentada, na Tanzânia, localizada no leste da África, entre 1952 e 1953.

Segundo relatório da Sesapi apresentado recentemente ao Ministério da Saúde, a doença ainda não se manifestou no estado. “Temos somente o vetor, nenhuma notificação da doença. No entanto, devemos ficar em alerta principalmente por conta da grande movimentação que se aproxima com a Copa do Mundo”, comenta o coordenador estadual de Vigilância em Saúde, Inácio Lima.

A infecção pelo vírus Chinkungunya provoca febre alta, dor de cabeça, dores articulares e dores musculares mais fortes e intensas que a dengue, além de maior duração de tempo. “Enquanto o período médio de incubação da dengue é de duas semanas, o da Chinkungunya pode durar até meses”, explica Inácio Lima.

A doença é mais comum nos países da África e a região do Caribe, no entanto, o Ministério da Saúde já registrou algumas notificações na região norte do Brasil e alerta a fiscalização para o período da Copa da Fifa, momento em que o fluxo de pessoas de outros países, inclusive dos que possuem o grandes registros da doença, estará maior.

A Sesapi reitera que é fundamental que as pessoas reforcem as medidas de eliminação dos criadouros das espécies, que são exatamente as mesmas para o controle da dengue. Não deixar acumular água em recipientes, verificar se a caixa d´água está bem fechada; não acumular vasilhames no quintal; verificar se as calhas não estão entupidas; e colocar areia nos pratos dos vasos de planta. Os procedimentos de controle são semelhantes para ambos os mosquitos.

Por Flalrreta Alves