Márcio Sales/Sesapi Secretário ouve usuários na Farmácia de Medicamentos Excepcionais Secretário em visita à Farmácia de Medicamentos Excepcionais

O secretário de Estado da Saúde, Mirócles Veras, fez uma visita técnica à sede da Farmácia de Medicamentos Excepcionais na manhã desta quinta-feira (24) para conhecer, com mais proximidade, as dependências físicas que abrigam os serviços farmacêuticos, além de ouvir os apelos dos usuários, atendendo a população e garantindo a melhoria na assistência.

“Nós estamos conhecendo de perto cada situação da assistência em saúde dos nossos hospitais e demais unidades de atendimento. É muito importante cumprir essas ações e sair ao encontro dos problemas, para, com mais agilidade, efetivar as soluções. Aqui na Farmácia, por exemplo, já autorizamos a compra imediata de novos medicamentos, sendo 19 itens, em caráter emergencial”, disse Mirócles.

O secretário de Saúde foi recepcionado por Wislan César, diretor de Unidade de Assistência Farmacêutica (DUAF) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). O diretor mostrou ao secretário a necessidade de contratação de novos profissionais e de uma reforma física para assegurar mais conforto aos usuários. “Nós estamos empenhados em garantir um melhor serviço à população e contamos com a intermediação do secretário Mirócles”, pontuou.

O secretário documentou a solicitação da DUAF e a encaminhará, com o aval do governador José Filho, para a efetivação da melhoria da assistência.

Ainda segundo o secretário, uma das ações já tomadas pela Sesapi é de pedir ao governador Antonio José de Moraes Souza Filho que mude a lei que centraliza as licitações de medicamentos na Secretaria de Administração (Sead).

A Farmácia oferece gratuitamente 136 itens usados para o tratamento de 110 patologias. São 14 mil pacientes atendidos atualmente. Em 2011 eram 10 mil.

Por Flávio Moura