O Teste do Pezinho é uma ação preventiva em recém-nascidos que permite fazer o diagnóstico de doenças a tempo de interferir na evolução delas por meio de tratamento específico, permitindo a diminuição ou a eliminação das sequelas associadas a cada uma. O teste contempla quatro fases: na primeira, é feita a triagem da fenilcetonúria e do hipotireoidismo congênito; na segunda, a triagem das hemoglobinopatias como anemia falciforme e outras; na terceira, o diagnóstico da fibrose cística e na quarta fase mais duas doenças, como a hiperplasia adrenal congênita e a deficiência da biotinidase. O Laboratório Central do Estado (LACEN) já está realizando a terceira fase.

A iniciativa da implantação faz parte da proposta da linha de cuidados da Rede Cegonha, por meio do Programa Nacional de Triagem Neonatal, do Ministério da Saúde, que dobrará os recursos destinados aos gestores estaduais, para reforçar a triagem neonatal.

Com a fase 3, o Piauí passará a diagnosticar precocemente a fibrose cística, doença quer provoca uma desordem genética (autossômica recessiva) caracterizada por infecções crônicas das vias aéreas e que leva ao desenvolvimento de insuficiência pancreática exócrina e disfunções intestinais, além de anormalidades das glândulas sudoríparas. Quando não diagnosticada, a doença pode evoluir o quadro do paciente para complicações e infecções graves.


Segundo a diretora do Lacen, Symonara Karina, os resultados dos exames saem em três a cinco dias. “O teste para detecção precoce da fibrose cística é realizado unicamente na rede particular. Como a maioria das pessoas não tem condições financeiras para arcar com os custos, estão privadas da possibilidade de uma melhor qualidade de vida, considerando que o diagnóstico precoce possibilita o início de terapias em tempo de evitar maiores complicações, bem como propiciar uma vida adulta com melhor qualidade de vida e integração social plena” explica.  

Ainda segundo a diretora, a meta é que até o final de 2014 o Estado passe para a última fase. “O Estado encontrasse habilitado para 4ª Fase e processo licitatório já está sendo realizado”, afirmou.