Wilson Chaves Maternidade Evangelina Rosa ganha sala de teleconferência A sala contribuirá para avanço significativo no processo de Ensino e Pesquisa.

A Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) comemora hoje (15) 38 anos de fundação. Para lembrar a data, a maior maternidade pública do estado ganhou uma sala de teleconferência. A sala contribuirá para avanço significativo no processo de Ensino e Pesquisa. “Representando marco de especial destaque para nossa Instituição. Agradecemos à Rede Universitária de Telemedicina por proporcionar à nossa Instituição Hospitalar atingir o seu ponto máximo no processo de ensino e pesquisa, com a inauguração de espaço tão importante como a sala de teleconferência”, afirma o diretor Francisco Martins.

Ainda durante as comemorações foram realizadas atividades assistenciais a mulher durante a gravidez, parto e puerpério. Segundo a direção da unidade de saúde, estima-se terem nascido, em suas dependências, aproximadamente 350.000 crianças, cerca de 10% de toda a população do Estado do Piauí. “Muitos dos quais já desempenhando funções relevantes em nossa sociedade. A Evangelina reconhecida como a maior maternidade do país em número de partos”, lembra Martins.

Em relação às atividades de ensino, geralmente voltadas para a saúde, têm participado da formação, a nível de graduação, de milhares de médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, dentre outros. Em nível de pós-graduação (Especialização e Residência), contabiliza mais de 200 profissionais, hoje atuando no Piauí e em outros Estados.

“Entre as nossas maiores conquistas está o Titulo de Hospital Amigo da Criança, condição mantida há uma década e meia; o reconhecimento como Hospital de Ensino junto aos Ministérios da Educação e da Saúde; a elevada qualificação de espaços especiais como o Banco de Leite Humano, a UTI Materna, a UTI Neonatal, a Unidade Neonatal de Cuidados Intermediários, a Unidade Canguru, a Ala de Gestação de Alto Risco, todos destinados a assistência diferenciada à mãe e ao seu bebê”, lembra Martins.

Participaram da solenidade, diretores da instituição, médicos, enfermeiros e representantes da Universidade Federal e UESPI.

Por Wilson Chaves