Márcio Sales/Sesapi Sesapi apresenta Central de Regulação de Leitos a secretários de saúde O evento fez parte do VI Encontro de Secretarias Municipais de Saúde

A Diretoria de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde apresentou hoje (17) aos secretários municipais de saúde do Piauí, o funcionamento da Central de Regulação de Internações Hospitalares. O evento fez parte do VI Encontro de Secretarias Municipais de Saúde, realizado na Associação Piauiense dos Municípios (APPM).

Segundo Patricia Batista, diretora de regulação da Sesapi, os gestores elogiaram a nova forma de regulação dos leitos. “Muitos ainda têm dúvidas quanto ao processo de regulação mas, no geral, se mostraram dispostos a colaborar”, afirmou.

Funcionando há 45 dias, a Central já regulou 1.300 pacientes. Todos os hospitais regionais e estaduais, além de hospitais da capital como o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e Hospital Getúlio Vargas (HGV), além de hospitais de bairros estão vinculados ao processo de regulação.

“Estamos regulando 50 leitos do HU há dez dias e o próximo passo, em aproximadamente 60 dias, é começar regular os hospitais privados conveniados e os municipais”, disse Patricia.

Foram investidos na CERIH mais de R$ 1 milhão, entre adequação do ambiente, contratação do sistema de logística e aquisição de mobiliário. O quadro funcional consta de 14 médicos reguladores e dois enfermeiros, estes são todos servidores efetivos do estado. Consta ainda de 18 videofonistas e um técnico em informática. O funcionamento é 24h.

A CERIH tem por função coordenar o processo de regulação do acesso aos leitos e aos procedimentos hospitalares eletivos e de urgência e emergência. Tem por objetivo garantir o acesso dos usuários à assistência hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS) em tempo hábil e de acordo com as características individuais e a gravidade dos casos; além de organizar e gerenciar a lista de espera dos casos com indicação de assistência hospitalar.