Divulgação/Internet Sistema SOUL MV garantirá melhoria na gestão da saúde do Piauí

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), vai garantir uma melhoria considerável na gestão da saúde pública, investindo em tecnologia da informação para assegurar atendimento e assistência de melhor qualidade. A empresa MV, que atua na área de consultoria e criação/implantação de sistemas de gestão da saúde, foi contratada pelo Estado após processo licitatório e desempenhará os trabalhos de modernização, que, inicialmente, começarão em 10 unidades hospitalares.

Foram assinados dois contratos, sendo um para a compra do software (o sistema SOUL MV) e o outro que assegura a implantação do serviço e a capacitação para o seu manuseio. A empresa trabalha em consonância com a coordenação da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) do Estado e já iniciou os trabalhos no Hospital Getúlio Vargas (HGV), uma das 10 unidades que serão contempladas, inicialmente.

As demais unidades são: Hospital Infantil Lucídio Portela (HILP), Hospital da Polícia Militar (HPM), Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela (IDTNP), Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), Hospital Areolino de Abreu (HAA), Hospital do Mocambinho, Hospital Regional Justino Luz (Picos), Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Parnaíba) e Hospital Regional Tibério Nunes (Floriano).

O investimento vai garantir uma melhor metodologia nos processos de atendimento, faturamento, prontuário eletrônico, áreas de apoio, clínica e assistencial, entre outras áreas da unidade hospitalar beneficiada. “O sistema será integrado e proporcionará mais agilidade. Toda a gestão hospitalar está contemplada”, disse Vladimir Rocha, gerente comercial da MV.

Outros 23 estados brasileiros já receberam o mesmo sistema, que, atualmente, está em sua terceira geração. No Espírito Santo, por exemplo, 16 hospitais tiveram o SOUL MV implantado e, um ano depois, a capacidade e a qualidade no atendimento melhoraram em três níveis.

A expectativa é de que em cerca de oito meses essas primeiras 10 unidades hospitalares tenham o sistema implantado por completo. Toda a modernização estará em consonância com outros serviços já implantados, a exemplo da Central de Regulação de Leitos Hospitalares.

Por Flávio Moura