A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), em parceria com o Ministério da Saúde, realiza na manhã desta quarta-feira (23) o primeiro Seminário sobre Paternidade e Cuidados na Rede SUS. Dentre os assuntos abordados, a necessidade do pré-natal masculino.

“É importante que o homem participe também de cada momento da gestação. Sua presença constitui-se como elemento fundamental nas fases de vida do filho. Um pai cuidador também contribui para um filho ou uma filha mais saudável”, explica a coordenadora estadual de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso, Gisela Brito.

O seminário acontece no Diferencial Buffet e dentre os presentes estão os membros da Coordenação Nacional de Saúde do Homem. “A Política de Saúde do Homem está em consolidação. Mas, grande parte da população ainda desconhece essa política, além da procura por assistência médica preventiva desse público ainda ser pequena”, comentou a psicóloga do Ministério da Saúde e coordenadora nacional de Atenção à Saúde do Homem, Michele Leite.

Apenas três países no mundo possuem uma política consolidada de atenção à saúde do homem. No Brasil, essa prática está sendo disseminada através de eventos e bate-papo em lugares diferentes, junto ao público-alvo. Além disso, foi criada uma data nacional – 15 de iulho – com o objetivo de chamar a atenção da população para os cuidados preventivos para com a saúde masculina.

O seminário é uma realização da Coordenação de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso através da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH).
 

Por Flalrreta Alves