Hospitais da região Norte do Piauí participam, nesta quinta-feira (25), em Parnaíba, da segunda etapa do Seminário de Contratualização de Unidades Hospitalares da Rede SUS. A contratualização, na prática, significa um incremento no repasse de recursos a essas unidades de saúde, que representa 25% a mais do que normalmente recebem. No entanto, os hospitais deverão cumprir metas que serão estabelecidas através de um plano operativo que será feito em parceria com a equipe técnica da Sesapi. O evento acontece no Hotel Cívico, a partir das 9h.

Farão a contratualização as unidades de saúde de Parnaíba (HEDA), Piripiri, Campo Maior, Esperantina, São Miguel do Tapuio, Luzilândia e Buriti dos Lopes. Prefeitos, secretários de saúde dos municípios da região são esperados no evento.

A primeira etapa da Contratualização aconteceu em Floriano, na sede da Coordenação Regional de Saúde, na quarta-feira (23), com a presença dos diretores dos hospitais de Floriano, Uruçuí, Bom Jesus, Corrente, Curimatá, São Raimundo Nonato, São João do Piauí, Canto do Buriti, Picos, Oeiras, Simplício Mendes, Valença, Elesbão Veloso, Amarante, Demerval Lobão.

“Vamos repassar 20% a mais para cada hospital em cima da produção de cada unidade de saúde, mas vamos cobrar resultados”, explica o secretário Mirócles Veras, que participa do evento.

Os diretores dos hospitais e gestores de saúde participarão de palestras e debates sobre o tema. Vários integrantes da equipe técnica da Sesapi estarão no evento tirando dúvidas e explicando como será a contratualização.