Márcio Sales/Sesapi Angical recebe a 58ª base do Samu no Piauí A nova base do Samu vai atender, além dos sete mil habitantes de Angical, a outras cidades da Microrregião

O atendimento de urgência e emergência está chegando a todas as regiões do Piauí.O estado já soma 58 bases do Serviço de Atendimento Movél de Urgência (Samu) em funcionamento. A última delas foi inaugurada hoje (24) em Angical, a 112 quilômetros ao sul de Teresina, com a presença do secretário de estado da saúde, Mirócles Veras e a coordenadora estadual do SAMU, Christianne Rocha. 

A nova base do Samu vai atender, além dos sete mil habitantes de Angical, a outras cidades da Microrregião do Médio Parnaíba Piauiense, como São Gonçalo, Santo Antônio dos Milagres e Jardim do Mulato. "É mais uma ação para atender bem o usuário, só que agora no atendimento de urgência. De parabéns a prefeitura pelo empenho para colocar em funcionamento essa base do SAMU. Estamos longe de imaginar quantas vidas vocês irão salvar com essa ação do SAMU. Aqui no Piauí o Samu funciona muito bem e vamos cobrir 100% das cidades", disse o secretário. 

O SAMU de Angical é composto de uma ambulância de suporte básico com uma equipe de quatro técnicos de enfermagem, 4 condutores e um coordenador. “Essa é a 58ª base do SAMU instalada no estado. Angical vai atender toda essa região próxima com uma ambulância equipada e uma equipe treinada. O atendimento móvel de urgência garante mais qualidade e um melhor resultado no fornecimento da saúde pública, dando mais rapidez no atendimento, ainda no local de cada situação, e assegurando mais saúde à população ”, afirma Christianne Rocha. 

O SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um serviço de saúde, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, em parceria com o Ministério da Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí organizadas macrorregionalmente.

É responsável pelo componente Regulação dos Atendimentos de Urgência, pelo Atendimento Móvel de Urgência da Região e pelas transferências de pacientes graves da região. 

Faz parte do sistema regionalizado e hierarquizado, capaz de atender, dentro da região de abrangência, todo enfermo, ferido ou parturiente em situação de urgência ou emergência, e transportá-los com segurança e acompanhamento de profissionais da saúde até o nível hospitalar do sistema. 

Além disso, intermedia, através da central de regulação médica das urgências, as transferências inter-hospitalares de pacientes graves, promovendo a ativação das equipes apropriadas e a transferência do paciente.